Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Presidente da Fecombustíveis revela ‘pane’ na distribuição de gasolina no Acre e mais 2 estados

 Faltou gasolina no Acre. É isso que revelou o empresário Paulo Miranda Soares, presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis). De acordo com ele, o serviço de distribuição de combustíveis do país está sofrendo um grave ‘stress logístico nacional’, devido à sua falta de estrutura e investimentos para expansão em face do exorbitante crescimento na demanda pelo produto. Resumindo, a oferta não consegue atender a demanda.

 Tal problema, segundo o presidente, já teria causado uma ‘pane’ na distribuição de gasolina em alguns municípios do Acre e nas capitais do Rio Grande do Sul e do Espírito Santo, Porto Alegre e Vitória. Estes locais teriam ficado, no começo do mês passado, quase 1 semana sem gasolina.

“Uma semana significa um quarto do mês sem ganhar nada, e os custos permanecem os mesmos. Somos a face visível do sistema e acabamos pagando o pato pela falta de combustível “, disse Paulo Miranda Soares, durante seu discurso na audiência pública na Comissão de Minas e Energia sobre o abastecimento nacional de combustíveis, em Brasília/DF, na quarta-feira desta semana.

 Soares também criticou as ações movidos pelo Ministério Público contra os revendedores, para constatar que eles realmente estão sem combustíveis. Ele disse que, além da dor de cabeça que é para o revendedor não ter o combustível para atender sua demanda, ainda tem que se preocupar em comprovar para a polícia que realmente não tem o produto.

 Apesar das declarações do empresário, representantes da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) fizeram questão de ressaltar, também na audiência, que não há nenhuma crise no setor nacional de combustíveis. Inclusive, eles confirmaram o boom no consumo de combustíveis, só que alegando que a logística do setor é capaz de atender a demanda.

Sair da versão mobile