5 de março de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
    • Tributarista do Acre
    • Além da Caloria
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

5 de março de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

SEE forma 648 alunos da Educação de Jovens e Adultos em Rio Branco

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
19/12/2012 - 19:56
Manda no zap!CompartilharTuitar

 Uma proposta pedagógica partindo do princípio de que a construção de uma educação básica para jovens e adultos – voltada para a cidadania – não se resolve apenas garantindo oferta de vagas, mas proporcionando ensino comprometido com a qualidade. Este é o objetivo da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que formou 648 educandos de Rio Branco na noite desta terça-feira (18), no ginásio Álvaro Dantas.

 Esta foi a primeira cerimônia de caráter coletivo da modalidade, abrangendo 30 escolas urbanas e uma escola rural do município de Rio Branco, contando com apresentação do coral “Jovens Levitas da EJA”, constituído por alunos do Módulo IV do Ensino Fundamental EJA da Escola Zuleide Pereira.

 Nos últimos nove anos, o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) permitiu que 33.147 pessoas fossem certificadas, reforçando a busca pela construção de uma identidade para EJA no Acre, bem como a efetivação de uma política que dê acesso equitativo e qualitativo aos jovens e adultos que não concluíram o ciclo da educação básica.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

 Segundo a coordenadora estadual de EJA, Fernanda Alves, mais de sete mil alunos concluíram, em 2011, o Ensino Fundamental pela EJA. “Além de incentivar a continuidade escolar, ocorre também a elevação da autoestima do cidadão, que trilha este caminho em busca de conhecimento para batalhar por novas oportunidades na vida”, afirmou Fernanda.

 Presente na cerimônia, o Secretário da SEE, Daniel Zen, afirmou que a edificação através dos estudos é parte vital do ensino de jovens e adultos que tiveram seu acesso à educação interrompido por algum motivo. “Em todos os anos em que trabalhamos com os alunos da EJA, buscamos oferecer para estes alunos não apenas números e certificados, mas, sim, qualidade de vida. Ao contribuirmos para a realização de sonhos, contribuímos para o desenvolvimento do próprio Estado”, enfatizou Zen.

 Importância da EJA na vida dos alunos  – Feliz por encerrar esta nova etapa, o formando Benjamin Soares Marinho, além de deficiente auditivo, passou por vários tratamentos de hemodiálise durante a conclusão dos estudos. Agora, pretende começar a trabalhar na área de Informática. De acordo com ele, “o esforço que empenhei e a ajuda dos professores fez com que eu me motivasse cada vez mais a continuar minha caminhada educacional”.

 Além do incentivo à continuidade acadêmica, o crescimento profissional também é uma das principais metas dos educandos, como Evangelista Ferreira Moreira que foi recentemente foi aprovado no concurso público do Corpo de Bombeiros do Acre. “Na primeira fase, disputei esta vaga com candidatos que possuem nível superior. Sempre tive o sonho de continuar estudando, e a EJA me ajudou a concluir uma etapa importante da minha vida”, disse Moreira. 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Caixa inaugura agência em Bujari

Próxima Notícia

Convênio busca melhorar qualificação dos engenheiros do Estado

Mais Notícias

Foto: Diego Gurgel/Secom
2º destaque

Acre atualiza regras do Governo Digital e amplia acesso on-line a serviços públicos; veja o que muda

05/03/2026
Foto: Reprodução/Secom
5º destaque

Bebê indígena de 10 meses com pneumonia é resgatado de aldeia no interior do Acre para tratamento em hospital

05/03/2026
Foto: Arquivo/A Gazeta
6º destaque

Mais de 300 vagas de emprego estão abertas no Acre nesta quinta; veja oportunidades

05/03/2026
Foto: Iryá Rodrigues
1º destaque

Tempo quente e pancadas de chuva predominam no Acre nesta quinta; veja máximas nas cidades

05/03/2026
Lançamento da ação fez parte da agenda da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos no Acre - Foto: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)
5º destaque

Programa Mais Ciência na Escola leva laboratórios maker a escolas públicas do Acre com investimento de R$ 500 mil

04/03/2026
Foto: Crystofher Andrade/g1
1º destaque

Bom Condutor: mais de 3,3 mil motoristas do Acre tiveram CNH renovada automaticamente

04/03/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Convênio busca melhorar qualificação dos engenheiros do Estado

Feira Natalina de Artesanato começa nesta quarta-feira

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
    • Tributarista do Acre
    • Além da Caloria
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre