Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Servidores da Sesacre participam de III Seminário de Avaliação das Ações de Educação em Saúde

O Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre está realizando, desde esta terça-feira, o III Seminário Estadual de Avaliação das Ações de Educação em Saúde e Mobilização Social. Durante estes 2 dias, enfermeiros, agentes de saúde e professores de vários municípios do Estado discutem, apresentam e avaliam as ações realizadas neste ano no setor.

Vários profissionais da Saúde passaram por treinamentos e capacitações, com o objetivo de atuar melhor com a prevenção de dengue, malária ou no controle e combate ao uso de álcool, drogas ou violência, explicou Maria Aparecida Silveira, gerente de Educação Especial em Saúde do Departamento de Vigilância em Saúde.

Curso de capacitação - F

“Este é um momento muito importante, no qual recebemos os municípios, que irão trazer os resultados das ações programadas no começo do ano. Foram realizadas capacitações, campanhas e projetos. Trabalhamos na questão da humanização e vamos avaliar. O que não deu certo, buscaremos alternativas para que, em 2013, seja bem melhor, principalmente nas ações de prevenção, que fazem com que a comunidade tenha mais qualidade de vida”.
Novas ações foram planejadas durante o seminário.

“Primeiro, capacitamos os profissionais em Saúde e, depois, da Educação. Durante este processo elegemos o Dia D, onde foi discutido em cada município qual era o agravo de Saúde. O que estava prejudicando a qualidade de vida? Fizemos isso em 16 municípios e 9 deram resposta. Em 2013, queremos levar para os 22 municípios. Vamos planejar novas ações para começar o ano com novas metas.

Rosileide Lima, coordenadora do núcleo de Educação e Saúde de Marechal Thaumaturgo afirmou que, após o seminário, novas práticas serão aplicadas no município, mesmo sendo isolado. “É um privilégio participar pela primeira vez deste seminário. Estamos tentando desenvolver as ações da mesma forma que os demais municípios. Temos um grande incentivo e tentamos colocar em prática as campanhas municipais e estaduais, tentando fazer o melhor. Trouxemos alguns relatórios para apresentar o que desenvolvemos até agora e estamos aqui para aprender e levar mais conhecimento à Marechal, que, apesar de ser isolado, não é impossível de fazer o nosso trabalho”, concluiu.

Sair da versão mobile