O deputado federal Sibá Machado (PT) está entre os 10 mais atuantes da Câmara Federal em 2012, de acordo com levantamento feito pela revista Veja em parceria com o Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp/Uerj). O parlamentar acreano ocupa a oitava colocação, entre os 513 deputados federais, com nota 8,4. Ele é também o primeiro colocado da região Norte.
O ranking foi elaborado de acordo com o posicionamento de deputados e senadores em relação a nove eixos fundamentais, considerados favoráveis a um Brasil mais moderno e competitivo: carga tributária menor e sistema tributário mais simples; infraestrutura; qualidade da gestão pública; combate à corrupção; qualidade da educação; marcos regulatórios estáveis aplicados com transparência por agências independentes; diminuição da burocracia; equilíbrio entre os três poderes; e leis trabalhistas justas para empregadores e empregados.
“Esse resultado é uma grande vitória para o nosso mandato. Durante todo o ano procuramos trabalhar com muita ética e empenho em prol da nossa população. Estou muito feliz e, agora, com mais responsabilidade para 2013. O que mais me anima é que essa avaliação foi feita baseada em temas importantes para nosso povo”, comemorou Sibá Machado.
Para atribuir uma nota aos parlamentares, a revista Veja selecionou inicialmente as proposições mais relevantes entre as centenas de medidas provisórias, projetos de leis ordinárias e complementares e propostas de emendas à Constituição que tramitaram no Congresso em 2012, classificando cada uma como “favorável” ou “desfavorável”, de acordo com seu impacto positivo ou negativo sobre os nove eixos definidos.
Depois cada parlamentar foi selecionado de acordo com suas ações: pareceres em relatoria; apresentação de emenda; posicionamento em votação nominal e pronunciamentos em plenário e comissões.
Aqueles parlamentares que, durante o ano defenderam as propostas a favor dos nove temas centrais estabelecidos pela revista, conseguiram melhor posicionamento no ranking. Aqueles que se posicionaram contra essas ideias, perderam pontos.
“Na verdade esse estudo é uma prestação de contas do nosso mandato. Agradeço a cada um dos acreanos que colabora com nosso mandato e que nos ajuda e trabalhar com muita dedicação pelo bem do nosso povo”, concluiu o deputado. (Assessoria)