A prorrogação das concessões para a geração e a distribuição de energia elétrica, a redução tarifária e a intenção dos governos em privatizar o setor de saneamento básico no Brasil são os temas de uma reunião extraordinária da diretoria executiva da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) nos próximos dias 10, 11 e 12 de dezembro em sua sede no Rio de Janeiro. Eles estão marcando audiência com a presidente Dilma Roussef para expor seus argumentos.
O presidente do Sindicato dos Urbanitários do Acre, Fernando Barbosa, participará do encontro acompanhado pelos diretores Edinho Monteiro e Mauro Bezerra. De acordo com Fernando, a reunião foi convocada por conta da recente proposta do Governo Federal para a renovação das concessões, recusada pelas empresas dos Estados governados pelo PSDB e pelas articulações entre empresas privadas e alguns governos estaduais visando à privatização do setor de saneamento.
Na área de energia, segundo Fernando, os sindicatos estão marcando audiência com a presidente Dilma para defender suas propostas, mas com ressalvas. “Nós queremos reiterar nosso apoio à renovação das concessões, mas com um enfoque voltado para uma redução ainda maior na tarifa de energia elétrica, ao fortalecimento das empresas, ao fim da terceirização e à manutenção do emprego”, informou o sindicalista.