O ex-dirigente do Comitê Cívico de Pando, Vicente Rocha Rojas, 40 anos, foi assassinado a golpes de faca na noite de segunda-feira, 3, dentro de casa, em Epitaciolândia, município distante cerca de 250 Km de Rio Branco e que faz fronteira com a Bolívia.
De acordo com informações, Vicente Rojas era filho de uma brasileira com um boliviano, mas teria nascido na Bolívia, onde estudou e se aliou ao então governador de Pando, Leopoldo Fernandez, que se encontra preso em La Paz, sob ordens do presidente boliviano Evo Moralez.
Segundo informações, há poucos dias Vicente Rojas esteve em La Paz, onde foi depor a favor do governador preso, Leopoldo Fernandez.
Por ele ser ex-integrante do Comitê Cívico de Pando, Vicente Rojas era considerada ‘Persona non grata’, na Bolívia, ou inimiga do presidente Evo Moralez. Por tal motivo, ele teria se refugiado em Epitaciolândia, lado brasileiro, onde morava em um pequeno apartamento. Lá no apê, ele foi agredido a facadas e morreu quando recebia socorro médico.
Segundo informações da polícia, Vicente Rojas chegou em casa, onde morava sozinho, por volta das 22h, em uma moto. Minutos depois, vizinhos informaram terem ouvido gritos de socorro e, ao sair, o encontraram caído no chão apresentando perfurações a faca pelo corpo e um golpe nas costas que teria atingido o coração.
A princípio, a polícia descartou a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte), pois a moto, documentos, aparelho celular e o dinheiro de Rojas estavam ao lado do corpo da vítima.