Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Operação Delivery: Advogado de pecuaristas foragidos formaliza recurso no STJ na quarta

Delivery0112O advogado de defesa dos pecuaristas foragidos da Justiça Assuero Doca Veronez e Adálio Cordeiro deve formalizar recurso no Superior Tribunal de Justiça na próxima quarta-feira. O habeas corpus preventivo substitutivo por constrangimento ilegal será enviado via internet e apreciado imediatamente. Tanto Assuero Veronez quanto Adálio Cordeiro só devem se apresentar após julgamento do STJ.

“Eu não posso ordenar aos meus clientes que se apresentem. Eles devem fazer isso quando se sentirem mais confortáveis para isso”, afirmou o advogado dos pecuaristas, Emilson Brasil. “Eu, no lugar deles, já teria me apresentado. São pessoas honradas e não têm nada a temer”.

Assuero Doca Veronez, 62, tem formação superior em Medicina Veterinária. Quando preso, fica em um local diferenciado no sistema prisional. Adálio Cordeiro, 79, tem sérios problemas de saúde e, se preso, pode vir a ter tratamento também diferenciado.

Como estarão sob a custódia do Estado, o que deve preocupar a direção do sistema prisional é garantir a integridade física dos acusados de utilizarem a rede de prostituição de adolescentes.

A defesa dos acusados acredita que a decisão da Câmara Criminal pode ser revertida no Superior Tribunal de Justiça em Brasília. Advogados e técnicos jurídicos ouvidos por A Gazeta avaliam o contrário.

A maioria faz análise pelo histórico. “Conta-se nos dedos de uma mão as vezes em que o STJ reverteu uma decisão de um Tribunal de Justiça”. Esse é o raciocínio da maioria.

As buscas aos dois pecuaristas continuam. O TJ já incluiu o nome da dupla no Banco Nacional de Mandados de Prisão, mantido pelo Conselho Nacional de Justiça. Eles podem ser presos em qualquer lugar do país.

Sair da versão mobile