Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rixa antiga entre fazendeiro termina com um preso e outro na UTI

Uma desavença antiga entre os fazendeiros José Marques, 63 anos, mais conhecido por ‘Zeca’, e Edivino Fischer, 83 anos, moradores do Km 22 da Rodovia AC 10, mais conhecida como Estrada de Porto Acre, quase termina em tragédia. José Marques foi preso sob a acusação de tentativa de homicídio e Fischer foi internado na UTI do Pronto Socorro de Rio Branco. Ainda na tarde de ontem Zeca foi solto, após pagar fiança. 

Fischer e Zeca são vizinhos de fazenda há mais de 20 anos, mas devido, à discussões passadas por causa de terras e de gado, os dois nunca se deram bem.
Na última semana, um touro de Fischer teria pulado a cerca e invadido a fazenda de Zeca, atraído por vacas que estavam no pe-ríodo de acasalamento. Na fuga do bicho, o fazendeiro Fischer determinou que os empregados fossem resgatar o animal, o que não foi possível devido ao mato da fazenda de Zeca estar alto. O animal se embrenhou para os fundos.

Diante da dificuldade de resgate, Zec’ teria proposto a compra do touro, para terminar as tentativas de resgate. Ele teria, então, mandado o recado ao vizinho, informando que tinha interesse em comprar o animal.

Por volta das 11h de quinta-feira, 13, José Marques estava em casa quando o vizinho Edvino Fischer bateu na janela. Ao abrir, Fischer teria perguntado se era verdade que Zeca pretendia comprar o boi. Antes mesmo de responder, Fischer teria sacado uma arma e efetuado 4 tiros na direção de Zeca. Mesmo tendo um lado do corpo paralisado, ele conseguiu se livrar e se armar com um pedaço de pau, que usou para aplicar um golpe na cabeça de Fischer.

“Quando ele atirou, contei os tiros e percebi que não havia mais bala. Quando levantei a cabeça para ver se ele ainda estava na janela, fui atingido com uma coronhada. Foi quando peguei o pedaço de pau e acertei a cabeça dele, para tentar me defender”, contou José Marques.

Segundo testemunhas, o fazendeiro Fischer foi à casa de José Marques acompanhado de 2 empregados. Ao perceberem que o patrão teria sacado a arma e atirado, eles saíram correndo para avisar um comerciante que fica a cerca de 200 metros do lugar.

Quando o comerciante e amigo dos 2 fazendeiros chegou ao local, encontrou Fischer ferido e caído no chão, desacordado, e José Marques sentado ao lado, também ferido.

A Polícia Militar e o Samu foram acionados e resgataram os feridos, que foram encaminhados ao Pronto Socorro de Rio Branco. Após receberem atendimento médico, Zeca foi preso e conduzido à Defla da 5ª Regional. Edvino Fischer foi internado na UTI do Pronto Socorro com suspeita de traumatismo craniano.
Segundo familiares de Zeca, a inimizade dele com Fischer é antiga.

Sair da versão mobile