O líder do Partido Ecológico Nacional (PEN) no Acre, deputado Astério Moreira, vai apresentar na próxima semana projetos para a criação da corregedoria e da Comissão de Ética da Casa. Ambas atuariam em caso de denúncias contra os parlamentares e servidores. Moreira defende, ainda, que o Portal da Transparência da Aleac seja colocado no ar com informações úteis, como os salários de todos da casa.
A Comissão de Ética, criada nos moldes da Câmara Federal, receberia as denúncias previamente ‘investigadas’ pela corregedoria. Astério defende que a corregedoria seja ocupada por um parlamentar com experiência e de moral ilibada. Ele não descarta que deputados do PEN, como ele próprio, ou o deputado Hélder Paiva ocupem a vaga. Logo depois que o projeto for votado, em caso de aprovação, os deputados vão votar para eleger o corregedor da casa.
“Ninguém está acima do bem e do mal. Por isso, o Legislativo deve ter mecanismos de controle interno e externo. A Corregedoria e a Comissão de Ética vão dar uma nova dimensão ao Legislativo acreano”, ressalta.