Valorizando personalidades que contribuíram ou ainda contribuem com a história dos 130 anos de Rio Branco, assim o prefeito Raimundo Angelim encerra seus oito anos de mandato. O reconhecimento pelas contribuições aconteceu por meio da Comenda Volta da Empreza, que neste ano chegou a sua 5ª edição.
A solenidade de entrega do troféu Gameleira, feito em bronze pela artista plástica Cristina Mota, e do diploma confeccionado em madeira certificada, aconteceu na noite de sexta, 21, no Cinte Teatro Recreio, em frente a Gameleira, ponto histórico e que marca o início da Capital como cidade.
Os homenageados – A Comenda Volta da Empreza possui três graus, relacionados a personagens que marcaram a história do Acre. Grau Fundador, tem como patrono Neutel Maia fundador do Seringal Volta da Empreza, na centenária Gameleira; Grau Comandante, cujo patrono coronel Plácido de Castro que combateu e venceu o exército boliviano expulsando-os das terras acreanas durante a Revolução Acreana; e o Grau Chanceler Barão do Rio Branco, que negociou o Tratado de Petrópolis que tornou o Acre um Estado brasileiro e deu nome a capital acreana.
Nesta edição foram homenageados a professora e escritora Robélia Fernandes, com o Grau Fundador; jornalista Elson Martins, fundador do jornal Varadouro, que anos 70 atuou na defesa dos povos da floresta, recebeu a comenda no Grau Comandante; e o Grau Chanceler Barão do Rio Branco foi concedido a Raimundo Irineu Serra, mestre Irineu, fundador da religião genuinamente amazônica do Santo Daime.
Homenagens especiais – A 5ª edição da Comenda Volta da Empreza teve duas particularidades. Duas personalidades foram homenageadas. O prefeito Raimundo Angelim prestou homenagem ao governador Tião Viana pelo trabalho na promoção da humanização pública e por seu legado na expansão da medicina no Acre; e os servidores da Prefeitura prestaram homenagem surpresa a Angelim pelos 8 anos dedicados a gestão municipal com zelo e responsabilidade social.
Tião Viana também recebeu o troféu Gameleira de bronze das mãos do prefeito Raimundo Angelim. “Esta é uma homenagem justa a uma amigo, a um médico humanista que esta promovendo a humanização do serviço público e da maneira de fazer política”, disse Angelim.
Jorge Viana disse que a homenagem era justa a cada um dos homenageados. O senador lembrou que o prêmio alcança a alma acreana. Jorge falou da atuação militante de Elson Martins, da espiritualidade elevada que viu ser exercida pelo mestre Irineu durante visitas que fez ao lado do pai e do irmão ao mestre criador da doutrina do Santo Daime. (Nayanne Santana/Agência Acre)