23 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

23 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Comenda Volta da Empreza é entregue a personalidades que fazem a história do Acre

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
23/12/2012 - 14:12
Manda no zap!CompartilharTuitar

ComendaValorizando personalidades que contribuíram ou ainda contribuem com a história dos 130 anos de Rio Branco, assim o prefeito Raimundo Angelim encerra seus oito anos de mandato. O reconhecimento pelas contribuições aconteceu por meio da Comenda Volta da Empreza, que neste ano chegou a sua 5ª edição.

A solenidade de entrega do troféu Gameleira, feito em bronze pela artista plástica Cristina Mota, e do diploma confeccionado em madeira certificada, aconteceu na noite de sexta, 21, no Cinte Teatro Recreio, em frente a Gameleira, ponto histórico e que marca o início da Capital como cidade.

Os homenageados – A Comenda Volta da Empreza possui três graus, relacionados a personagens que marcaram a história do Acre. Grau Fundador, tem como patrono Neutel Maia fundador do Seringal Volta da Empreza, na centenária Gameleira; Grau Comandante, cujo patrono coronel Plácido de Castro que combateu e venceu o exército boliviano expulsando-os das terras acreanas durante a Revolução Acreana; e o Grau Chanceler Barão do Rio Branco, que negociou o Tratado de Petrópolis que tornou o Acre um Estado brasileiro e deu nome a capital acreana.

Nesta edição foram homenageados a professora e escritora Robélia Fernandes, com o Grau Fundador; jornalista Elson Martins, fundador do jornal Varadouro, que anos 70 atuou na defesa dos povos da floresta, recebeu a comenda no Grau Comandante; e o Grau Chanceler Barão do Rio Branco foi concedido a Raimundo Irineu Serra, mestre Irineu, fundador da religião genuinamente amazônica do Santo Daime.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Homenagens especiais  – A 5ª edição da Comenda Volta da Empreza teve duas particularidades. Duas personalidades foram homenageadas. O prefeito Raimundo Angelim prestou homenagem ao governador Tião Viana pelo trabalho na promoção da humanização pública e por seu legado na expansão da medicina no Acre; e os servidores da Prefeitura prestaram homenagem surpresa a Angelim pelos 8 anos dedicados a gestão municipal com zelo e responsabilidade social.

Tião Viana também recebeu o troféu Gameleira de bronze das mãos do prefeito Raimundo Angelim. “Esta é uma homenagem justa a uma amigo, a um médico humanista que esta promovendo a humanização do serviço público e da maneira de fazer política”, disse Angelim.

Jorge Viana disse que a homenagem era justa a cada um dos homenageados. O senador lembrou que o prêmio alcança a alma acreana. Jorge falou da atuação militante de Elson Martins, da espiritualidade elevada que viu ser exercida pelo mestre Irineu durante visitas que fez ao lado do pai e do irmão ao mestre criador da doutrina do Santo Daime. (Nayanne Santana/Agência Acre)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Comércio amplia horário de funcionamento até a véspera de Natal

Próxima Notícia

Meu velho Rio!!

Mais Notícias

Prefeitura de Rio Branco antecipa pagamento de agosto para mais de 10 mil servidores
3º destaque

Prefeitura de Rio Branco antecipa pagamento de agosto para mais de 10 mil servidores

23/08/2025
Vice-governadora Mailza Assis e presidente nacional do PP, Ciro Nogueira - Foto: Reprodução/Instagram
POLÍTICA

Federação União Progressista confirma preferência por Mailza na disputa pelo governo em 2026

23/08/2025
Foto: Leandro Chaves
POLÍTICA

Filiação de Márcio Bittar ao PL reúne lideranças nacionais do partido em Rio Branco

22/08/2025
Foto: Reprodução
POLÍTICA

‘Se falar mal do Bolsonaro, vou dizer que está errado’, diz Bocalom, sobre possível volta de Lula ao AC

22/08/2025
Foto: Reprodução
POLÍTICA

Bancada do PP defende em peso afastamento de Clendes, mas líder diz que não houve orientação

22/08/2025
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
POLÍTICA

Márcio Bittar deixa o União Brasil e se filia ao partido de Bocalom e Bolsonaro nesta sexta

21/08/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Meu velho Rio!!

Acre é o 2º estado que mais apreendeu drogas na faixa de fronteira do Brasil

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre