Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Deputados decidem: eleição da mesa ficará para 2013

Depois de discussões, discursos e articulações de bastidores, os deputados estaduais resolveram deixar para fevereiro de 2013 a eleição da mesa diretora da Aleac. Resolvido o impasse, os parlamentares trabalharam ontem, durante todo o dia. Pela manhã, na sessão normal, e a tarde, na análise dos projetos nas comissões.

A previsão é de que hoje 8 projetos do Executivo, mais os 2 do Tribunal de Justiça e o Orçamento de 2013, sejam votados. Ainda há a possibilidade de mais projetos do Executivo chegarem à Assembleia Legislativa nesta quarta-feira.

Com relação à eleição da mesa diretora, os deputados resolveram deixar a disputa para 2013, para ter mais tempo de decidirem pela chapa consensual entre os partidos. Por enquanto, só o cargo de primeiro secretário estava definido para ser ocupada pelo petista Ney Amorim. Para a Presidência, os candidatos são Élson Santiago e Moisés Diniz. Para a vice-presidência, os candidatos são: Hélder Paiva, Jamil Asfury e Edivaldo Souza.

O atual presidente Élson Santiago e toda a bancada do PEN defendia que a eleição deveria ser realizada ainda esta semana, mas os deputados do PCdoB e o petista Geraldo Pereira questionavam a antecipação da data, prevista para fevereiro pela Constituição Estadual.   

Na quinta-feira, será a vez da entrega de Títulos de Cidadão Acreano para várias personalidades. Na sexta, os deputados vão receber a CPI da Câmara Federal, que investiga o tráfico de pessoas para o exterior. A Operação Delivery também deve entrar em pauta.

Sair da versão mobile