Amanhã, 7, os deputados Élson Santiago (PEN) e Moisés Diniz (PCdoB) vão sentar para ter a ‘última conversa’ sobre a eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Acre. Os 2 são candidatos a presidente, mas Élson quer rea-lizar a eleição ainda este ano. Já Diniz defende que a escolha da mesa só aconteça em fevereiro. Nos bastidores da Casa, a informação é de que o martelo já está batido e a eleição da mesa, como deseja a maioria dos deputados, será feita antes do recesso, marcado para o dia 13, já na próxima semana. “Moisés está mais flexível com relação à data”, afirma Astério Moreira.
Com relação à ocupação dos cargos da mesa, por enquanto, certo está o nome de Ney Amorim (PT) para permanecer na primeira secretaria. Élson e Hélder (ambos do PEN) e Moisés, são candidatos à Presidência. Para a vice-presidência estão os nomes de Jammyl Asfury (PEN), Edivaldo Souza (PSDC) e Hélder, que ‘aceita um dos dois cargos’. Hélder diz que com a bancada de 7 deputados, o PEN tem ‘moral’ para reivindicar 2 ou mais cargos na mesa. Atualmente, os deputados do PEN ocupam a presidência, a vice-presidência e a terceira secretaria.
A oposição, que tinha pretensão de ocupar a vice-presidência, terá que se contentar com os cargos que ocupa atualmente, a segunda vice-presidência e a quarta secretaria.