Os analistas Manoel Delson e Marcelo Klein, da Embrapa Acre, estarão, entre os dias 5 e 9 de novembro,em Chapecó(SC). O objetivo é realizar um intercâmbio com a Embrapa Suínos e Aves daquele Estado para trazer ao Acre novas tecnologias e inovações em suinocultura nacional. A Embrapa Acre está implantando duas unidades demonstrativas em suinocultura – uma no Cantinho do Zito, em Senador Guiomard, e outra em Mâncio Lima. Para tanto, contou com emenda do deputado Flaviano Melo.
De acordo com o parlamentar, o intercâmbio é uma mostra que os recursos foram muito bem alocados. Entre as tecnologias a serem apresentadas em Santa Catarina estão os alimentos alternativos, manejo sustentável de resíduos em suinocultura, padrões raciais adaptados a Amazônia, alta produtividade, produção, custo de produção, sanidade e reprodução de suínos.
O intercâmbio de transferência de tecnologia ,segundo a chefe-adjunta de Transferência de Tecnologia, Dorila Gonzaga, é um método que irá contribuir com as cadeias produtivas que estão surgindo. Segundo ela, a suinocultura está cotando com cada vez mais incentivo, tanto que foi inaugurada recentemente a unidade de produção de suínos Dom Porquito, em Brasiléia. Para o deputado Flaviano Melo, o intercâmbio com outras unidades de suinocultura do país, ”só vem contribuir para o incremento da produção de suínos no Estado”.