A Frente Popular de Porto Acre entra hoje com recurso no Tribunal Regional Eleitoral, de ação que pede a cassação do diploma do prefeito eleito Antônio Carlos Portela, o ‘Carlinhos da Saúde’ (PSDB), sob alegação de que ele não teria se afastado do cargo que ocupa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), para disputar a prefeitura. No último dia 27, o pedido foi considerado improcedente pelo juiz da 10ª Vara, Pedro Longo. O magistrado alega que a Frente Popular perdeu o prazo para a ação.
Além da derrota em primeira instância, a Frente tem outro problema: a diplomação de Carlinhos da Saúde está marcada para hoje, mas um dos membros da Frente, Mário Reis, acredita que Carlinhos poderá perder o cargo. “É lei, ele deveria ter se afastado para concorre a cargo eletivo. O juiz teve um entendimento, mas apostamos na decisão do pleno do TRE”, explica.
O tucano Carlinhos da Saúde teve 4.689 votos, num total de 49,23% da votação. O segundo colocado, o atual prefeito Zé Maria (PT), teve 3.084 votos, 32,32%.