Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Gabriel Forneck continuará líder do prefeito na Câmara de Rio Branco

gabriel forneckDecidido: o vereador Ga-briel Forneck (PT) será o líder do prefeito Marcus Alexandre na Câmara Municipal de Rio Branco, função que ele já ocupa. O anúncio oficial será feito nesta sexta-feira, 21, às 9h, na sede do PSB. Lá serão conhecidos também os 5 nomes que vão compor a chapa para a mesa diretora da Câmara. 

Fornek explica que o martelo já está batido com relação aos nomes do vereador Roger (PSB) para presidente e Alonso Andrade (PSDB) para vice. Rose Costa ou Marcelo Macedo (ambos do PT) podem ficar com a primeira secretaria e os nomes para a segunda secretaria e a suplência da mesa, ainda estão sendo definidas. Os mais cotados são: pastor Manoel Marcos, Fernando Martins e Graça da Baixada. Segundo Gabriel Forneck, a oposição vai ficar só com a vice-presidência da Casa.

Câmara mais ‘enxuta’
Na atual legislatura, o presidente, vereador Juracy Nogueira, recebe além do salário, 80% do valor, para ocupar o cargo de presidente. O primeiro secretário fica com 60% do valor. Como número de vereadores passou de 14 para 17, o futuro presidente, vereador Roger, confirmou que o percentual da presidência não deve ultrapassar os 30% e 20% para o primeiro secretário.

O objetivo de Roger é “enxugar” ao máximo os gastos da casa, para que a Câmara não tenha problemas com a Lei de Responsabilidade Fiscal. “O Orçamento da Câmara é de cinco por cento da Receita da prefeitura e isso não muda. Tendo 14 ou 17 vereadores o percentual é o mesmo, portanto vamos nos adequar ao valor. As verbas de gabinete e indenizatória, e os percentuais da mesa terão os valores reduzidos”.

Sair da versão mobile