Representantes do Governo Federal, da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) se reuniram nesta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro, para discutir as causas do apagão que atingiu vários Estados no fim de semana. No fim da tarde de sábado (15), um problema na Usina Hidrelétrica de Itumbiara (GO), de propriedade da Furnas, desligou a luz de várias cidades.
A falha desligou 8.800 megawatts, sendo 50% na região Sudeste. Só nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, 2,7 milhões de pessoas ficaram sem luz. Cidades de Minas Gerais, Mato Grosso, Acre e Rondônia também ficaram no escuro. Este é o sexto grande apagão no país desde setembro deste ano. No último domingo (16), o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, coordenou uma reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico para discutir o problema.
Uma equipe técnica do ministério, Aneel e ONS deslocou-se para Itumbiara com o objetivo de analisar “in loco” a ocorrência. Na reunião desta segunda, as causas do problema na hidrelétrica devem ser discutidas. Em nota oficial, o ministério informou que no dia do apagão, “em trinta minutos todas as instalações do SIN já estavam disponíveis e em cerca uma hora após a perturbação, mais de 90% da carga foi restabelecida”.