A presidenta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC), embarcou nesta quarta-feira (5) para a cidade de Porto Príncipe, no Haiti, para acompanhar as ações humanitárias comandadas pelo Exército Brasileiro e discutir com autoridades e Nações Unidas medidas de combate à imigração ilegal de haitianos para o Brasil. A missão oficial é coordenada pela deputada acreana.
Recentemente, ela visitou um grupo superior a 200 imigrantes que vivem de forma ilegal em Brasiléia/Acre, fronteira com a Bolívia. Segundo constatou a parlamentar, a grande maioria dos haitianos que chegam pelo Acre são vítimas de redes internacionais de tráfico de pessoas. O Brasil regularizou a situação de 200 deles, mas, de acordo com a Polícia Federal, quase 3 mil entraram no Brasil pelas fronteiras da Bolívia e do Peru.
Na avaliação da deputada, é preciso incentivar as empresas brasileiras a investirem no Haiti. “O país precisa de investimentos que gerem empregos e renda, e como consequência, desenvolvimento social e econômico. Este é o principal desafio imposto à comunidade internacional”, concluiu.
A missão oficial é integrada também pelos deputados Gonzaga Patriota (PSB/PE) e Jô Moraes (PCdoB/MG). Em Porto Príncipe, eles terão reuniões de trabalho com o presidente haitiano Michel Martelly, o primeiro-ministro Laurent Lamothe, o representante do Secretário-Geral da ONU, Mariano Fernández, e o Force Commander da Minustah, o general brasileiro Fernando Goulart.