11 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

11 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Prefeitos aclamam e Angelim repassa presidência da Amac para Marcus Alexandre

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
14/12/2012 - 19:51
Manda no zap!CompartilharTuitar

 O prefeito eleito de Rio Branco, Marcus Alexandre, foi aclamado na manhã desta sexta-feira, 14, novo presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac). O prefeito Raimundo Angelim repassou o cargo depois de oito anos de uma gestão altamente participativa, municipalista e voltada para os interesses da comunidade.  A coordenadora-geral da associação, Telma Chaves, entregou ao prefeito uma placa como homenagem dos 31 servidores ao líder que agora se afasta da função. Pelo estatuto, o prefeito da capital é automaticamente o líder da Amac.

 O prefeito de Assis Brasil, Dr. Betinho,  foi eleito vice-presidente da associação e em seu discurso chegou a pedir que Angelim fosse eleito Presidente de Honra da Amac pelos excelentes serviços prestados à instituição. “O senhor vai ser nosso eterno presidente”, disse Betinho, cujo pedido recebeu apoio do prefeito de Senador Guiomard, James Gomes, eleito presidente do Conselho Fiscal.

 Amac nasceu da união da Associação de Prefeitos do Acre (APA) com a Frente de Prefeitos do Acre (FDPA) e desde sua criação, em 2005, o prefeito Raimundo Angelim preside a instituição, que precisa ser comandada pelo gestor da capital segundo o estatuto. A associação foi criada para fortalecer a capacidade administrativa, econômica e social das prefeituras associadas, que também são assessoradas na elaboração e execução de projetos e ações. Também é função da Amac promover meios que viabilizem a modernização das administrações locais.

 Todos os projetos executados nos 21 municípios acreanos, com exceção da capital, que tem condições de manter uma equipe técnica, são elaborados pela equipe da Amac, que vai em cada uma das cidades para acompanhar tudo pessoalmente. E todos os projetos, de Assis Brasil ao Jordão, são elaborados com a mesma competência e cuidado.

 Pela política do Acre passaram grandes articuladores para que os prefeitos se unissem numa associação. O Estado, segundo lembrou o presidente do Conselho Fiscal, James Gomes,  tem ensinado o Brasil como o encontro de gestores com visões diferentes, muitas vezes antagônicas, podem se unir e lutar por algo comum pelo benefício da população.

 O novo presidente da Amac lembrou dos tempos em que ele e Telma Chaves, coordenadora-geral da associação, trabalhavam na Secretaria de Estado do Planejamento em um projeto de apoio e fortalecimento dos municípios e as dificuldades eram muitas. Nesse momento, Marcus reafirmou seu compromisso com o fortalecimento da Amac e enalteceu o trabalho desenvolvido por Angelim. “É uma honra e um respeito muito grande suceder Angelim”, disse Marcus.
 
Novo presidente aponta prioridades e anuncia força-tarefa contra inadimplência

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

 Para Marcus Alexandre, entre os principais desafios imediatos da Amac está o enfrentamento à inadimplência. Ele anunciou a criação de algo  uma força-tarefa –“um grande adjunto”, em suas palavras -composta técnicos da associação  e operadores do direito da Procuradoria Geral do Estado para realizar ações urgentes visando colocar em dia todas as prefeituras do Acre. Assim, os prefeitos estarão habilitados a celebrar convênios, receber recursos de emendas parlamentares e buscar financiamento junto às instituições de crédito e agências de fomento.

 Marcus lembrou  também que os novos prefeitos devem conversar com os parlamentares federais para que empenhem  as emendas liberadas até o próximo dia 20, prazo final para que a prefeitura possa realizar os procedimentos e receber o recurso em 2013.

 O novo presidente da Amac anunciou também que irá estimular a formação de grupos como o Consórcio de Desenvolvimento Integrado  do Alto Acre e Capixaba, o Condiac, hoje referenciado por vários organismos do governo federal, os quais consideram melhor o esforço por recursos para colegiados como esse.

 Alexandre pediu atenção dos prefeitos na questão da governabilidade de seus municípios participando objetivamente da eleição nas Câmaras Municipais. 
 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Waldirene Cordeiro é empossada como nova desembargadora do TJAC

Próxima Notícia

Após reforma, Cacimbão da Capoeira é reinaugurado

Mais Notícias

Bittar voltou a chamar Venezuela de "narco-estado". Foto:  Vitor Paiva
POLÍTICA

‘Apenas prenderam um criminoso’, diz Bittar sobre prisão de Maduro pelos Estados Unidos

09/01/2026
Duarte rebate postagem de Rueda sobre liberação de recursos para o Acre: 'quer pedalar com o pedal dos outros'
POLÍTICA

Duarte rebate postagem de Rueda sobre liberação de recursos para o Acre: ‘quer pedalar com o pedal dos outros’

09/01/2026
Foto: Leandro Chaves
POLÍTICA

Câmara de Rio Branco cria Frente Parlamentar Evangélica com foco em pautas sociais e valores cristãos

08/01/2026
A proposta visa proteger o consumidor. Foto: Getty Images
POLÍTICA

Projeto de lei de deputado do Acre quer limitar propaganda de garantia bancária para proteger investidores

07/01/2026
Roberto Duarte destina R$ 5 milhões para infraestrutura em Feijó e participa de assinatura de ordem de serviço
POLÍTICA

Roberto Duarte destina R$ 5 milhões para infraestrutura em Feijó e participa de assinatura de ordem de serviço

07/01/2026
Carolina Cabral/Getty Images
POLÍTICA

Forças Armadas reconhecem vice de Maduro como presidente

04/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Após reforma, Cacimbão da Capoeira é reinaugurado

Conselheiros multam sete gestores

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre