Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Programa de arborização é lançado em Rio Branco

PRogramadeArborização - F.Alexandre NoronhaInstituições públicas, privadas e a sociedade civil, sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) elaboraram o Programa Estadual de Arborização Urbana, que foi lançado na manhã de ontem na Biblioteca da Floresta. O objetivo do projeto é promover a arborização das cidades do Estado, de forma planejada e integrada.

Serão plantadas 200 mil mudas em 2 anos. Destas, 120 mil serão destinadas para recuperar áreas ciliares do Rio Acre e de igarapés, 37 mil serão em vias urbanas e 100 mil serão em praças e parques. O objetivo é recuperar 50% da área verde de Rio Branco, trazendo harmonia na paisagem e melhor qualidade de vida. Após o processo, o governo e a prefeitura irão monitorar as áreas verdes.

Edegard de Deus, responsável pela Sema, afirmou que o projeto irá beneficiar a população. “Esse programa prevê colocar milhares de árvores no Acre tanto para melhorar a qualidade de vida, como também trazer benefícios para a população, que vai desde amenizar o clima, atrair fauna, melhorar a condições da enchente e outras coisas. Fizemos uma avaliação e hoje os municípios do Acre, principalmente Rio Branco, está com o índice inferior ao previsto pela Organização Mun-dial de Saúde (OMS) e pela Sociedade Brasileira de Arborização, que é de 15 m² de área verde por habitante. Nós só temos 9,7 m² e a nossa ideia é chegar a este índice ideal”.

Além de Rio Branco, o projeto irá se estender em todo o Estado. “Esse programa irá ficar durante 2 meses à disposição da sociedade, para que apresentem suas sugestões através do processo de consulta pública. Vamos começar por Rio Branco e ajudar os municípios a fazer os planos de arborização urbana, além de apoiar na produção das mudas. Quando se planta uma árvore em uma rua, parque ou área ciliar, ela tem que estar no mínimo com 1m e 30 cm de tamanho”.

O governador Tião Viana disse que o programa irá trazer uma nova característica para a Capital. “É um trabalho fantástico. Temos um aumento de mais de 65% no processo de arborização das vias urbanas de Rio Branco. Serão plantadas milhares de mudas só nas vias centrais. Nos bairros, plantaremos árvores e iremos recuperar todas as margens ciliares, atendendo as expectativas nacionais, com características de uma cidade verde e bem arborizada, que dê alegria para a gente e para os nossos filhos. Queremos viver em um local que tenha o verde como marca de acolhida, de paz e de qualidade de vida”.

Para o geólogo Claudemir Mesquita, a paisagem irá se modificar. “Se mexe na estrutura da terra, modifica todo o ecossistema. Este é um aspecto que fundamenta a vida do homem. Essas modificações irão humanizar a paisagem e não destruir”.

Sair da versão mobile