Cinquenta vereadores e cinco prefeitos eleitos, incluindo o da Capital. Além dos eleitos, o Partido dos Trabalhadores também agora conta com Burica, de Rodrigues Alves, 2º colocado nas urnas, mas aclamado prefeito pelo Tribunal Regional Eleitoral. E 68% dos eleitores acreano votaram no PT nas eleições de outubro em todo Estado. Este é o resultado das eleições municipais de 2012, comemorado pelo PT na Plenária Estadual, realizada neste sábado, no auditório da Secretaria de Educação, que contou com a presença dos dirigentes do partido, governador Tião Viana, senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz, prefeito Raimundo Angelim, prefeito eleito Marcus Alexandre, deputados federais, estaduais, vereadores e a militância de todas as cidades acreanas.
O evento foi marcado também pela homenagem feita pela militância para Raimundo Angelim, que está deixando a Prefeitura de Rio Branco saneada, com dinheiro em caixa e obras de unidades de Saúde iniciadas. Outro homenageado foi o senador Aníbal Diniz, que assumiu esta semana a presidência do Senado.
A volta do PT às origens, com campanhas mais ‘pé no chão’, foi um dos temas da Plenária. Marcus Alexandre simbolizou esse retorno, com seu estilo simples de chegar ao eleitor. Sem carreatas, shows ou grandes eventos, ele levou a militância petista de volta às ruas para o corpo a corpo com a população. Marcus andou mais de 700 Km pelos bairros da Capital, indo de casa em casa e ouvindo as reclamações, reivindicações e elogios. Caminho que deverá ser seguido nas eleições estaduais de 2014.
Uma carta de apoio ao ex- presidente Lula foi elaborada no fim da plenária. Lula foi acusado de ser conivente com o esquema do mensalão, que resultou na condenação de políticos petistas e de outros partidos.
Tião Viana: “humildade é o caminho”
O governador Tião Viana foi um dos mais aplaudidos da Plenária quando falou sobre a necessidade da humildade nas campanhas políticas e na gestão pública. O governador lembra que quem está no comando de secretarias ou em cargos menores, tem a mesma obrigação de tratar bem as pessoas. Para ele, o caminho feito por Marcus Alexandre, na campanha de outubro, é um indicativo para os próximos pleitos. “Ficou claro que dentro de carros não se ganha eleições. É pé no chão”.
Preocupação com o Vale do Acre
Em Brasiléia e Assis Brasil, o PT não conseguiu eleger e reeleger os prefeitos e em Brasiléia, a prefeitura ficou com o PMDB. A situação do Vale do Acre preocupa as lideranças petistas, que voltam as atenções para a região. O governador Tião Viana disse que em Brasiléia, a cheia do Rio Acre, enfrentada pela população, pode ter influenciado o resultado das eleições. Tião lembra que as lideranças do interior precisam “se reinventar”.