O deputado estadual Luiz Tchê (PDT), segundo secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Aleac) e secretário geral da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), anunciou na manhã de ontem, a criação de uma comissão formada por representantes de todos os estados, que vai defender a unificação das eleições no Brasil.
A intenção, no primeiro momento, de acordo com o parlamentar, é sensibilizar os deputados federais para a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece que as eleições majoritárias e proporcionais, sejam realizadas simultaneamente.
“Isso significa que a população vai escolher o presidente da República, os senadores, deputados federais, governadores, deputados estaduais, prefeitos e verea-dores numa mesma eleição. Com isso, ao invés de termos uma eleição a cada dois anos, teremos apenas uma única eleição a cada quatro anos”, explica o parlamentar.
Ele lembra que, entre outras coisas, o país vai ter uma grande economia, pois de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas últimas eleições foram gastos mais de R$ 1 bilhão. Para Luiz Tchê, a realização de uma única eleição, representará menos gastos para os cofres públicos, garantindo assim, que mais recursos sejam investidos em áreas importantes como Saúde, Segurança Pública e Educação. (Agência Aleac)