Segundo a ONU, para cada 1 real investido em saneamento economizam-se 4 reais com gastos em saúde. Por isso todo investimento é bem-vindo nessa área. O governo, através do Depasa, está investindo no Segundo Distrito da Capital mais de R$ 19 milhões na implantação de elevatórias que vão coletar todo o esgoto dos bairros Cidade Nova, Triângulo, Comara, Seis de Agosto, Recanto do Buritis e Quinze para tratamento final na ETE São Francisco.
As elevatórias estão sendo implantadas em vários pontos diferentes para facilitar o trabalho. A diretora de Saneamento do Depasa, Dannya Coutinho, acompanha de perto a instalação das bombas e o teste feito na Amadeo Barbosa, perto do Mercado Velho, e com todo o cuidado necessário e exigido no sitio arqueológico encontrado próximo à Tentamen.
O trabalho exige o máximo da equipe, já que as elevatórias estão em fase de teste até o dia 30, para serem entregues à comunidade. O esgoto será todo bombeado para o primeiro distrito, na Cadeia Velha, e depois segue para a ETE São Francisco. A tubulação que passa por dentro da quarta ponte já foi toda instalada. É importante ressaltar ainda que a falta de coleta e tratamento de esgoto e a consequente contaminação da água representam sérios riscos à saúde, principalmente de crianças, que podem morrer vítimas de diarreia.
Para Dannya Coutinho, o momento é especial para a saúde pública, para proteção do aquífero e a qualidade de vida da população da capital acreana. “Ficamos felizes em participar de mais uma ação que valoriza as pessoas e investe na qualidade de vida da nossa população”, finalizou. (Jane Vasconcelos / Assessoria Depasa)