Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Atire a primeira pedra

Uma grande tragédia chamou a atenção de todo o país neste domingo. Mais de 230 pessoas morreram na boate Kiss, localizada em Santa Maria (RS) após um incêndio. O incêndio começou por volta das 2h30 da madrugada, durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que utilizou sinalizadores para um show pirotécnico. As faíscas atingiram a espuma do isolamento acústico no teto da boate, dando início ao fogo, que se espalhou rapidamente pelo local.

Com a fatalidade, milhares de posts assolaram as redes sociais. Mas o que me chamou bastante atenção foram os “urubus”, única palavra que eu tenho para definir certas pessoas. A si-tuação chega a dar nojo. Muitas destas criaturas querem “audiência” a qualquer custo, mesmo que seja por cima da desgraça e da dor alheia. Se fossem fami-liares destes, estariam caladinhos.

Críticas e até debates religiosos aconteceram. Gente, cadê o bom senso? Acidentes e tragédias acontecem. Seja em qualquer lugar, dentro de uma igreja (como já aconteceu) ou em uma boate. Não tem dia, hora ou local. Nada disso importa. Claro que houve imprudência por parte dos proprietários da boate. O local não era amplamente seguro. Não tinha saídas de emergências, o alvará estava vencido e os extintores de incêndio não funcionavam. E isso será investigado.

Tudo que não está de acordo com o procedimento é passivo de julgamento. Infelizmente essa é a tendência da humanidade, mas nem sempre estamos certo no que fazemos. Por isso mesmo que nunca estamos preparados para julgar. As aparências enganam e o comportamento de uma pessoa não diz de sua essência ou daquilo que ela é.

Quem julga o próximo está condenando a si próprio, pois acaba fazendo coisa pior. Quem são vocês, PECADORES, para julgar quem vai para o céu ou inferno? Nem todo mundo que está dentro de uma igreja é santo. Como nem todos que estão fora dela vão arder no “mármore do inferno”. Outro dia, um pastor me disse: “não é porque eu sou pastor necessariamente seja perfeito, estou longe disso, mas procuro o caminho certo”. E aí?

Chega de fanatismo e hipocrisia. Olhe para as suas atitudes, vigie a sua vida. Só Deus tem o poder para julgar. É ele que conhece o profundo das pessoas. Por fim, deixo aqui uma passagem da Bíblia como reflexão para alguns. “Não julgueis e não sereis julgados. Pois o mesmo julgamento com que julgardes os outros servirá para vós; e a mesma medida que usardes para os outros servirá para vós. Por que observas o cisco no olho do teu irmão e não reparas na trave que está no teu próprio olho?” (Mateus 7,1-3).

* Evely Dias é jornalista.
E-mail: evelydias@gmail.com

Sair da versão mobile