Charmoso por natureza, mas palco recente de jogadores reservas e partidas sem muito público, o Campeonato Carioca pode recuperar o prestígio dos velhos tempos na edição 2013, que começa neste sábado. Os maiores clubes – com exceção do Fluminense – terão o torneio como tarefa única do calendário até abril. Mas os torcedores que se motivarem a ir aos estádios não devem encontrar grandes novidades: apesar do mercado de transferências brasileiro estar aquecido com contratações como Alexandre Pato e Eduardo Vargas, os cariocas não trouxeram nenhum astro na última janela, além de terem perdido nomes importantes. Desta forma, os protagonistas serão poucos.
A grande estrela da competição deste ano não é brasileira. Contratado pelo Botafogo no meio da temporada passada, Clarence Seedorf terá a primeira experiência em um campeonato regional de sua carreira e chamará a atenção nos estádios que passar, seja no interior ou na Capital. Em contrapartida, outros jogadores que eram atrações por si só já não atuam no futebol do Rio. No Flamengo, Ronaldinho Gaúcho foi embora para o Atlético-MG no meio do ano passado, enquanto Vagner Love retornou para o CSKA na última semana. Do lado vascaíno, os veteranos Juninho e Felipe já não fazem mais parte do elenco (este último, por sinal, agora vai defender o Fluminense). No Tricolor, atual campeão, as estrelas estão presentes – Fred, Deco e Thiago Neves -, mas não devem entrar em campo com tanta frequência por conta da disputa da Libertadores.
Apesar das poucas estrelas em campo, os torcedores poderão ver seus elencos titulares em ação até mesmo nas fases de grupo dos dois turnos. Diferentemente de 2012, quando três times estavam envolvidos na disputa da Taça Libertadores, apenas o Fluminense jogará a competição sul-americana desta vez. Além disso, como a Copa do Brasil passa a durar praticamente toda a temporada, o Carioca terá a dedicação exclusiva de Botafogo, Flamengo e Vasco até abril, quando tem início a competição nacional. (Ge.com)
1ª rodada – Carioca
Domingo (20/1)
15h – Nova Iguaçu x Vasco
15h – Macaé x Volta R.
17h30 – Botafogo x Duque