Foram mais de sete anos de luta para conseguir recursos financeiros para a construção de uma quadra. Inaugurada no dia 31 do mês passado pelo ex-prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, a quadra do bairro Bela Vista (atrás da Igreja São Peregrino) foi construída com dinheiro de uma emenda parlamentar do deputado federal Flaviano Melo, adquirido pela Federação Acreana de Basquete (Feab). O que era para ser um sonho, se tornou dor de cabeça para a entidade. O planejamento era o local ser usado pela Federação, mas a comunidade também quer usufruir do espaço. O problema, que pouco se discute, é a falta de diálogo entre as partes envolvidas.
Segundo o presidente da Feab, Atevaldo Santana, a quadra foi feita para atender as necessidades da entidade para os treinos das seleções da categoria de base e os jogos das competições estaduais. “O espaço foi construído para receber as atividades da Federação, mas o problema é que a prefeitura não teve um diálogo com a comunidade do bairro sobre o assunto e os ‘peladeiros’ tomaram de conta da quadra”, explicou o dirigente.
Atevaldo Santana disse ainda que já teve uma conversa com a equipe atual da prefeitura e que já foi tentado uma conversa com os moradores próximos à quadra. Sem sucesso, a prefeitura pediu um prazo de 15 dias para resolver o impasse.
A reportagem de A GAZETA conversou com o secretário municipal de Esporte, Afrânio Moura. Para ele, por ser uma obra pública, a quadra deve ser usada tanto pela Federação quanto pela comunidade. “A solução é fazer uma adequação de horários para o uso da quadra. Ela está incluída dentro da comunidade, o uso não vai ser exclusivo da Federação. A entidade vai ter seus horários e a população também”, disse Moura.
Em pleno funcionamento, a quadra hoje é utilizada por moradores da região, mas ainda não é utilizada pela Federação de Basquete, que teme algum tipo de represália por parte da população.
Ampliação da quadra
Em conversa com o deputado federal Flaviano Melo, o presidente da Feab garantiu mais R$ 800 mil de emenda parlamentar para ampliação e adequação da quadra para a disputa de jogos da modalidade.
De acordo com a secretária de Planejamento da Prefeitura de Rio Branco, Janete Santos, o orçamento da emenda ainda não foi aprovado no congresso e a obra só deve ser finalizada no início de 2014.
“A ideia é fechar a quadra e ser de uso exclusivo para a prática do basquete, porque hoje ela é multiuso, para todas as modalidades. Estamos aguardando a aprovação do orçamento”, afirmou.