Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Aneel confirma que redução na tarifa de energia deve ser 18,01% no Acre

images 5A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou os valores percentuais definitivos para a redução das tarifas de energia para o consumo residencial em todos os estados do país. Para o Acre, a agência reguladora ratificou o valor de 18,01% a menos na tarifa cobrada ao consumidor local.

Vale destacar que esta nova tarifa reduzida anunciada pela Aneel entrou em vigor desde a última quinta-feira, dia 24. Portanto, ela só deverá ser sentida pelo bolso do consumidor no final de fevereiro e/ou no começo de março, quando chegar na casa do consumidor acreano a conta referente ao mês anterior (com a nova tarifa).

Da região Norte, o Acre terá a quinta menor redução percentual de cobranças nas tarifas de energia. À sua frente, estão as distribuidoras do Pará (com queda de 18,33%); o Amazonas (18,22%); Tocantins (18,2%) e o Amapá e Roraima empatados em 4º lugar (ambos com reduções tarifárias de 18,04%).

Já entre os descontos oferecidos nas tarifas de energia entre todas as 63 concessionárias atuantes no país, o Eletrobras Acre fica longe das primeiras posições, no 33º lugar dos menores abatimentos. A Usina Hidroelétrica Nova Palma, localizada no Rio Grande do Sul, é a concessionária que terá maior redução: 25,94%.

Todas as reduções tarifárias foram definidas, segundo a agencia reguladora, conforme as características locais da área de operação de cada concessionária.

Para finalizar, a Aneel também informou que o efeito desta redução promoverá uma mudança permanente no nível das tarifas. Isso porque as novas tarifas mais baixas vão retirar, em definitivo, os custos que for-mavam as tarifas anteriores.

Sair da versão mobile