30 de setembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

30 de setembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Cápsula do tempo do Ifac/Xapuri deverá ser aberta daqui a 107 anos

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
29/01/2013 - 20:10
Manda no zap!CompartilharTuitar

capsulatx 
A cerimônia de lançamento simbólico da pedra fundamental da reforma e ampliação da sede do Câmpus Xapuri aconteceu na manhã de sexta-feira, dia 25 de janeiro, e mesmo sendo um feriado, mobilizou a comunidade, autoridades locais e a Reitoria do Ifac.

 A cápsula foi uma urna de madeira nobre e certificada onde foram colocadas mensagens, a ata da solenidade, um histórico desde o nascimento do câmpus, produtos da região como um preservativo da Nátex, jornais, um ouriço de castanha e uma semente de seringueira, tudo devidamente embalado para durar os 107 anos.

 Abrindo a cerimônia, o diretor Geral do Câmpus Xapuri, Prof. Sérgio Flórido, se emocionou ao lembrar de todos os detalhes da implantação da unidade e agradeceu à todos os colaboradores desta história, também falou dos sonhos como a consolidação do Centro de Biotecnologia e a Escola de Fronteiras.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

 Na mesa de autoridades, o prefeito de Xapuri, Márcio Miranda, falou da diferença que o Instituto está fazendo no município e da sua preocupação em o mais breve possível conseguir um local para abrigar as crianças da Escola Municipal Rita Maia.
Representando o governador Tião Viana, o diretor presidente do Instituto Dom Moacyr, Prof. Marco Brandão, reforçou o apoio incondicional do Governo para a ampliação das ações do Instituto Federal em prol do Acre e citou grandes nomes de xapurienses que marcaram a História, indo de Jarbas Passarinho (político e militar), Armando Nogueira (jornalista) à Adib Jatene (médico)e Euri Figueiredo (educadora).

 O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Acre, Prof. Marcelo Minghelli, também compôs o dispositivo. Ele destacou a solidariedade da comunidade xapuriense. “De nada vale do ‘know how’ técnico sem o ético. Por mais que a instituição faça, não é mais do que o próprio indivíduo pode fazer por si mesmo ao procurar mudar o seu contexto para melhor”, argumentou.

 O reitor Pro Tempore do Ifac, Prof. Breno Silveira, destacou que mais do que uma construção, aquele ato é o plantio de sonhos, como foram os de um metalúrgico que virou presidente do Brasil e transformou seu sonho em realidade propondo democratizar a Educação do País, de uma mulher que foi torturada e hoje preside o país e dá continuidade a esta meta de sermos ricos acabando com a pobreza, e o sonho de Chico Mendes de ter a floresta preservada e seu povo reconhecido. “Podemos ser protagonistas e mudar o mundo para melhor”, disse.

Legado de Chico – Na hora de explicar a cápsula do tempo e sua inspiração foram chamados ao palco os senhores João Mendes e Raimundo Mendes, amigo e primo de Chico Mendes. O primeiro leu o bilhete de Chico e o segundo testemunhou sobre o assunto: “Só quem passou sabe o que era a escuridão da floresta. É um grande prazer ver agora que as contribuições de Wilson Pinheiro, Chico Mendes e tantos companheiros de causa estão sendo compreendidas. “Vocês parecem ter absorvidos nossos sonhos e com essa compreensão se lançaram na luta conosco para fazer com que o conhecimento chegue até a gente e contribua para a verdadeira cidadania”.

“Atenção jovem do futuro, 6 de Setembro do ano de 2120, aniversário ou centenário da Revolução Socialista Mundial, que unificou todos os povos do planeta num só ideal e num só pensamento de unidade socialista que pôs fim a todos os inimigos da nova sociedade. Aqui fica somente a lembrança de um triste passado de dor, sofrimento e morte. Desculpem…Eu estava sonhando quando escrevi estes acontecimentos; que eu mesmo não verei mas tenho o prazer de ter sonhado.”  Este texto escrito por Chico Mendes em 1988, ano de seu assassinato, inspirou a data a ser reaberta a cápsula do tempo do Instituto Federal do Acre/Câmpus Xapuri.  

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Novo Termo de Rescisão é obrigatório a partir de 1º de fevereiro

Próxima Notícia

Professores da rede pública poderão ter direito a merenda escolar

Mais Notícias

Vírus da chikungunya afeta crianças e adolescentes e deixa sequelas, diz pesquisa
5º destaque

Vírus da chikungunya afeta crianças e adolescentes e deixa sequelas, diz pesquisa

30/09/2025
jovem, em
6º destaque

Sine oferta quase 60 vagas nesta terça-feira; veja quais

30/09/2025
Foto: Iryá Rodrigues
1º destaque

Terça-feira será de chuva e calor intenso no Acre, com máximas de até 36°C

30/09/2025
Acre registra 18 mortes violentas intencionais em agosto, diz MPAC
Geral

Acre registra 18 mortes violentas intencionais em agosto, diz MPAC

29/09/2025
Foto: Arquivo
1º destaque

Onda polar chega ao Acre nesta quinta e deve amenizar calorão, diz Friale

29/09/2025
Foto: Folha de São Paulo
3º destaque

PRF resgata curiós presos em gaiolas sujas e sem alimentação adequada no Acre

29/09/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Professores da rede pública poderão ter direito a merenda escolar

Senado elege novo presidente na sexta-feira

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre