9 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

9 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Chuva alaga bairros de Rio Branco e prefeitura começa remoção de famílias

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
22/01/2013 - 03:39
Manda no zap!CompartilharTuitar

A forte chuva que atingiu Rio Branco provocou alagamentos em vários bairros de Rio Branco, ao invadir ruas, quintais e casas em mais de dez bairros da Capital, neste domingo, 20. A situação fez soar o alarme da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Comdec, que começou a retirada de famílias de pontos atingidos pelas águas.
Chuvas 221111
Os bairros mais afetados pela inundação foram o Defesa Civil, o Tancredo Neves, a Invasão do Distrito Industrial conhecida popularmente por Sapolândia, o João Eduardo, o bairro Palheiral, os conjuntos Esperança 1, 2 e 3, além do residencial Cabriúva, no bairro Bahia, e parte das avenidas Antônio da Rocha Viana e Amadeo Barbosa.

Conforme a Prefeitura de Rio Branco, ao menos 31 famílias foram retiradas do bairro Defesa Civil, do Conjunto Esperança e do Nova Esperança. Algumas serão levadas para casa de parentes e outras, beneficiadas com o aluguel social, medida que garante acomodações em quitinetes bancadas por um fundo de emergência.

Segundo informou a Assessoria de Comunicação do município, a determinação de retirar os atingidos pelas cheias foi do prefeito, Marcus Alexandre.

“O prefeito esteve em vários pontos que enfrentam problemas por causa das chuvas, que se intensificaram no final de semana”, diz o órgão, em comunicado à imprensa.

Estes locais são entrecortados por córregos e igarapés que transbordam por conta de entupimentos nas suas calhas, ao longo de muita chuva, inundando residências.  Todos os casos de alagamento foram causados por bueiros entupidos ou tubulação de esgoto insuficiente para o grande volume de água.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Paralelo a isso, a prefeitura fará uma limpeza na área dos mananciais, para evitar novas obstruções e alagações.
Chuvas 22
A reportagem de A GAZETA registrou alguns manifestos de moradores do Conjunto Esperança e da Avenida Amadeo Barbosa, que bloquearam ruas e impediram o trafego de veículos, na tentativa de chamar a atenção das autoridades.

O prefeito explica que um conjunto está sendo feito, próximo ao Residencial Santo Afonso, na BR-364, para atender a essas famílias em situação de risco social. A Cidade do Povo, que está sendo erguida pelo Governo do Estado, segundo ele, também será uma solução definitiva para esses casos.

Ainda segundo a Assessoria de Comunicação do município, logo depois da retirada das famílias, equipes da Semsur e da Emurb começaram o serviço de limpeza e desobstrução do córrego e igarapé que transbordaram nos dois bairros.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Prefeitura de Rio Branco vai reforçar segurança no Terminal Urbano e entorno

Próxima Notícia

Quarta Vara Cível de Rio Branco faz mutirão de audiências de conciliação no dia 25 de janeiro

Mais Notícias

Depois de longo período fechado para reformas, o Teatrão deverá ser reaberto ainda no primeiro semestre de 2026. Foto: Reprodução
5º destaque

Fechado desde 2019, Teatrão deve reabrir até junho deste ano e retomar atividades culturais

09/02/2026
Gleydison Meirelles/Secom
Geral

Cheias do Rio Acre já somam R$ 18 milhões em prejuízos na zona rural de Rio Branco

09/02/2026
Foto: Iryá Rodrigues
3º destaque

Acre segue em alerta para chuvas intensas com risco de ventos fortes e alagamentos até terça, 10

09/02/2026
Único requisito para realizar a matrícula é ter a partir de 16 anos. Foto: Ascom/Ieptec
Destaques Cotidiano

Governo prorroga inscrições para oficinas gratuitas de gastronomia em Rio Branco; veja como participar

09/02/2026
Defesa Civil inicia operação 'De Volta Para Casa' de famílias abrigadas no Parque de Exposições
Geral

Defesa Civil inicia operação ‘De Volta Para Casa’ de famílias abrigadas no Parque de Exposições

09/02/2026
O Carnaval não deverá ser impactado pelo regime de chuvas .Foto: Juan Vicent Diaz
Geral

Bocalom diz que chuvas não devem causar problemas durante o Carnaval

09/02/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Quarta Vara Cível de Rio Branco faz mutirão de audiências de conciliação no dia 25 de janeiro

Começam hoje audiências da Operação Delivery

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre