O retiro espiritual é uma atividade que oferece aos participantes um tempo para olhar e refletir sobre os principais pontos da vida. Comumente realizado durante os dias do Carnaval, igrejas evangélicas e católicas começaram o período de organização e de inscrições.
De acordo com James Alex, secretário da rede de jovens da Igreja Batista do Bosque (IBB), as expectativas é que 200 pessoas participem das atividades. “Pela manhã, terá ministrações sobre a palavra, louvor e oração. Também terá um período de recreação, com esportes e lazer. À noite teremos uma programação voltada para a juventude, com festas, mas tudo isso dentro do objetivo cristão. Evangelizar e levar a palavra de Deus é o nosso maior objetivo”.
As inscrições podem ser feitas na Central da Visão, de 08 às 12h e das 14 às 18h ou nos cultos e nas redes de jovens. “Todos podem participar do retiro. Irá começar no dia 8 e vai até o dia 12, com o encerramento em um culto na Catedral da Batista. Irá ter uma taxa de R$ 110,00 para as despesas com alimentação, incluindo café, almoço, jantar e lanche. Além disso, duas bandas de fora”.
Além disso, a IBB vai oferecer um retiro aos adolescentes, explicou Felipe Alencar. “Esperamos que compareçam 350 adolescentes, na faixa de 11 a 22 anos. Teremos gincanas, bandas de fora, futebol e outros jogos. Não só terá brincadeiras, iremos trabalhar a área espiritual dos participantes, que é o mais importante. Ano passado muitas pessoas quiseram participar, mas as vagas haviam acabado. A taxa de inscrição é de R$ 110,00. O retiro será realizado no Shalom Lar, no antigo Chalé Bar”.
Já a Catedral Nossa Senhora de Nazaré irá realizar a 20ª edição do Rio de Água Viva, disse Adelson Araújo, da coordenação do retiro. “Muitas paróquias realizam os seus próprios retiros. Além desses, será realizado o 20º Rio de Água Viva, que começará no dia 10 até o dia 12. O tema deste ano é “Se creres, verá a glória de Deus”. É um encontro grande, é um retiro espiritual onde temos a prática do exercício de levar as pessoas ao encontro com Deus”.
Não é necessário pagar nenhuma taxa, frisou Adelson. “O retiro acontece de forma gratuita, não é cobrado nada. Iremos trazer pregadores de fora, além da presença dos padres da Diocese e do Bispo Dom Joaquim. Terá muita pregação, adoração e louvor. Irá começar a partir das 8 da manhã e termina por volta das 20h, com a Santa Missa. Esperamos três mil pessoas todos os dias”, concluiu.