12 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

12 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Dez anos depois, professor Pedro Martinello ainda é lembrado como um símbolo de generosidade

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
15/01/2013 - 05:38
Manda no zap!CompartilharTuitar

pedro martinelli 3Um grande mestre e um exemplo marcante para o Magistério acreano. Assim ficou conhecido o legado do professor Dr. Pedro Martinello para o Estado. E foi justamente um pouco deste legado que foi relembrado com muita altivez por familiares, amigos e saudosos alunos nesta segunda-feira, dia 14 de janeiro, data que marca 10 anos da morte do professor.

Nascido em Criciúma/SC, mas ‘acreano de coração’, Pedro Martinello chegou ao Estado no começo da década de 1970. Ele veio para ser pároco na Catedral de Rio Branco, a convite do bispo Dom Giocondo Grotti. Mas foi logo em seguida, nas escolas acreanas, que Pedro começou uma trajetória que jamais seria esquecida.

Dotado de uma voz grave  e de um raciocínio claro para o aprendizado, Pedro logo conquistou o respeito e a admiração estudantil, fazendo uso da sua metodologia desafiadora e empunhada na luta de boas causas (de grupos sociais injustiçados) para incrementar os seus ensinamentos e os seus debates em sala de aula.

Ele foi professor da Escola Lourenço Filho e da Universidade Federal do Acre (Ufac), em 1973, onde se dedicou integralmente ao Ensino de História, a sua disciplina preferida. Pedro Martinello foi o primeiro doutor a lecionar na Ufac. Posteriormente, o ‘grande mestre’ estendeu o seu conhecimento histórico ao aprendizado dos acadêmicos da Uninorte.  

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O trabalho dedicado à Educação no Estado rendeu a Pedro Martinello a homenagem de ter o seu nome intitulando a Biblioteca da faculdade particular Uninorte e uma escola estadual no bairro Montanhês, inaugurada em março de 2010, para comportar mais de 1.350 alunos.     

Pedro Martinello também é autor do livro ‘A Batalha da Borracha na Segunda Guerra Mundial e suas consequên-cias para o Vale Amazônico’, a obra mais completa sobre tal período na região (um dos mais importantes da História do Acre). Uma leitura indispensável para todo historiador local e para todo o cidadão acreano apaixonado pela história da sua terra.

No aniversário de uma década da morte de Pedro, a viúva Ivanilda Martinello e os filhos Rafael e Valéria Martinello agradecem aos amigos que sempre tornam mais viva a presença do exímio mestre e do carinhoso pai e marido.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

OPERAÇÃO DELIVERY: Adálio pode ser ouvido pela web desde Rondônia

Próxima Notícia

Grêmio do Calafate e Onze Unidos vencem

Mais Notícias

O prefeito destacou o compromisso da gestão com a revitalização da cidade e com o turismo. Foto: Vitor Paiva
6º destaque

VÍDEO: Bocalom rebate Eber sobre RBTrans e diz que críticas não interessam à gestão: “cuida da tua vida”

12/02/2026
Foto: Reprodução Juruá em Tempo
Geral

Chuva forte causa transtornos, derruba muro e obstrui vias em Cruzeiro do Sul

12/02/2026
Foto: Ascom/Ieptec
Geral

Ieptec convoca aprovados para atuar na educação profissional em Rio Branco; veja prazos para apresentação

12/02/2026
Foto: Arquivo/Prefeitura
Geral

Rio Acre apresenta vazante no Alto Acre e nível em Brasiléia recua quase 3 metros

12/02/2026
Foto: Rosi Sabóia/Escola de Música/Arquivo
Destaques Cotidiano

Escola de Música do Acre retifica edital e ajusta lista de cursos com 459 vagas para 2026; veja o que mudou

12/02/2026
O Casarão, no Centro de Rio Branco - Foto: Eduardo Rocha/SEET
Geral

Cursos, dança e atividades culturais movimentam agenda desta quinta em Rio Branco

12/02/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Grêmio do Calafate e Onze Unidos vencem

Pablo Simões comanda treinos do Galvez

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre