Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Eletrobras Acre entrega geladeiras a consumidores de baixa renda

 Com o objetivo de estabelecer o programa de eficiência energética e o consumo consciente dos acreanos, a Eletrobras Acre realiza a entrega de 100 geladeiras e a substituição de mais de 550 lâmpadas aos moradores do bairro Eldorado em Rio Branco.

 Com a parceria do governo do Estado, o programa tem beneficiado vários municípios do Acre – em 2012, moradores de Brasileia atingidos pela cheia do Rio Acre receberam novas geladeiras.

 As ações são parte de um projeto subsidiado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e tem como principais beneficiárias famílias de baixa renda inseridas nos programas sociais do governo federal.
“Elas foram identificadas pelo cruzamento de dados da base do Cadastro Único dos Programas Sociais (Cad-Único) e dos cadastros feitos pelas Secretarias de Habitação (Sehab) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), nossa equipe de campo identifica, presta informações e quando necessário, solicita a tarifa social àqueles consumidores que se enquadram no perfil”, afirmou Edson Duarte, gerente da Public Imagem, empresa que desenvolve o projeto Eletrobras na Comunidade no Estado. Só nos primeiros dias de 2013 a empresa já entregou mais de 200 geladeiras.

 A substituição dos equipamentos gerou em 2012 umaeconomia de quase 90 mil reais, pois a conta de luz dos beneficiados tem uma redução significativa, diminui a inadimplência e otimiza o consumo, esse valor economizado fomenta a economia local, aquece o comércio e contribui no desenvolvimento comunitário.

 Os equipamentos recolhidos têm destino certo em uma usina de reciclagem. O projeto existe desde outubro de 2011 e já recolheu mais de 1.800 geladeiras em vários bairros de Rio Branco. Inicialmente foram contemplados os moradores dos conjuntos habitacionais entregues pelo governo do Estado.

 As entregas serão realizadas nesta quinta-feira, 10, na escola estadual Clícia Gadelha, no bairro Eldorado. Como parte da meta da Aneel de acabar com as lâmpadas incandescentes até 2015, a Eletrobras vai disponibilizar um estande onde a comunidade poderá trocá-las por fluorescentes.

Sair da versão mobile