Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Empresários acreanos começam a usar terapia motivacional para seus servidores

A exemplo dos empresários paulistas e cariocas, os empresários acreanos estão se atualizando com a terapia motivacional que são dadas por especialistas a seus funcionários, o que agrega mais empenho na produção e motiva o trabalho em equipe, ao mesmo tempo em que deixa o trabalhador mais rea-lizado com o seu trabalho.

O  publicitário, marqueteiro e terapeuta holístico organizacional, Antônio Carlos Pinheiro, como diz o jargão deste tipo de trabalho, “facilitou”, na sexta-feira passada, 18 de janeiro, a Metodologia de Autodiagnóstico e PlaneJAção Estratégica Integral – MAPEI -, para os funcionários da empresa a Center Publicidade.

A Metodologia de Autodiagnóstico e PlanejAção Estratégica Integrada – MAPEI é uma poderosa ferramenta que promove ao mesmo tempo desenvolvimento humano e organizacional em pequenas, médias  e grandes empresas industriais, comerciais, de serviços  e de agronegócios, públicas, privadas e do terceiro setor.

É fundamentada na Andragogia, na Ciência da Ação, na Investigação apreciativa e na análise reflexiva. Pode ser aplicada em qualquer tipo de  organização humana.

O trabalho contemplou 35 colaboradores de todas as áreas operacionais da empresa: gestão, finanças, atendimento,  design e produção. Foi realizado no AUGE Eventos, na avenida Getúlio Vargas, durante um dia inteiro.

Nesse dia, a empresa parou e todos os seus funcionários  se dedicaram  à aplicação do MAPEI. O trabalho aconteceu em regime de imersão, iniciando as  8 da manhã, com um desjejum  de boas-vindas aos participantes, que receberam na ocasião abadás com o tema “você é um elo importante dessa corrente, uma célula fundamental desse organismo”, e se prolongou até às 8h30 da noite. Foram mais de 12 horas de intensas atividades vivenciais, entre dinâmicas de grupo, jogos cooperativos e outros procedimentos da metedologia.

Logo no início os participantes  se envolveram em dinâmicas de apresentação, aquecimento, integração  e reconhecimento da metodologia. Depois de uma experiência com meditação, o grupo e concentrou no trabalho de construção do sonho da empresa. Tarefa que exigiu bastante da imaginação  de cada um dos participantes, e um grande poder de síntese coletiva.
Após o almoço deu-se início à fase de Autodiagnóstico, investigando os elementos apreciativos que favorecem e contribuem com a realização do sonho e dos elementos reflexivos que interferem e/ou impedem a realização deste sonho.

Concluída essa etapa de Autodiagnóstico, com o grupo  identificando, refletindo e tratando de aspectos muitas vezes incômodos da operacionalidade cotidiana da organização, mas necessários e importantes de serem devidamente apontados, levantados, conscientizados  e tratados coletivamente.  

Passou-se então para a etapa final do trabalho que é a PlaneJAção. PlanejAção é uma palavra cunhada pelo próprio facilitador, para dar um caráter de efetividade e movimento a este processo. Planejamento muitas vezes fica só no pensamento. PlanejAção traz em si o compromisso com a realização. A explicação é do terapeuta Antonio Carlos Pinheiro.
O documento o final fruto do MAPEI deve ser monitorado sistematicamente, de preferência por um comitê de execução e monitoração do MAPEi. Este comitê formado, por diretores, gerentes e colaboradores que participaram do trabalho e que ocupam posições estratégicas e de liderança na empresa, tem como tarefa fazer com que as ações definidas no MAPEI sejam cumpridas nos prazos determinados.

No encerramento das atividades da sexta-feira no auge eventos, foram sorteados, celulares, DVDs e outros brindes entre os colaboradores participantes.
O publicitário Pernambucano, Antonio Carlos Pinheiro, terapeuta holístico de pessoas físicas e jurídicas, esta desenvolvendo um trabalho em Rio Branco, que visa otimizar o trabalho do corpo administrativo e executivo das empresas. Antonio Carlos tem uma larga experiência no campo em que atua, já trabalhou com grandes nomes da publicidade no Brasil. (Assessoria)

Sair da versão mobile