Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Entrega de 10 ambulâncias para equipes do Samu

Samu30O governador Tião Viana e o vice-governador César Messias entregaram na manhã desta terça-feira, 29, dez ambulâncias ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A solenidade aconteceu em frente ao Quartel da Polícia Militar e reuniu socorristas do Samu, a secretária de Saúde, Suely Melo; vereadores e os deputados Élson Santiago, Geraldo Pereira e Astério Moreira.

A coordenadora do Samu, Lúcia Carlos, informou que as 10 viaturas serão para beneficiar seis municípios. “Nós vamos tirar desses municípios as viaturas que já não têm mais condições de trafegabilidade e vamos entregar essas viaturas novas, com equipamentos novos para garantir a qualidade nos nossos serviços”, adiantou.

Lúcia Carlos agradeceu o apoio do governador Tião Via-na no empenho para manter o Samu em bom funcionamento para atender a comunidade. Ela lembrou que o governador foi um dos lutou, em Brasília, para trazer o Samu ao Acre.

Tião Viana ressaltou que o Acre é o único Estado que já implantou o Samu com toda regulamentação necessária. “Nenhum outro Estado conquistou isso. Estamos chegando a um ponto de qualidade cada vez melhor porque os jovens que atuam no Samu, coordenado pela Lúcia e pela Secretaria de Saúde, reduziram as ocorrências graves com apoio da PM, do Detran, Corpo de Bombeiros e outras instituições, em 32%. Estamos começando a reduzir despesas por violências no trânsito”, acrescentou Tião.

Novos investimentos – A secretária de Saúde, Suely Melo, revelou durante a solenidade que o governador Tião esta pleiteando outras três novas ambulâncias de suporte avançado para atender a região de Brasiléia, Juruá e Baixo Acre. Segundo a secretária, são viaturas traçadas para atender localidades de difícil acesso.

O Samu no Acre – Em agosto de 2004 foi publicada uma portaria pelo Ministério da Saúde que dava início à implantação do componente móvel de urgência com a criação do Samu-192. Mais que uma ação de saúde, um ato de dedicação e entrega. Assim pode ser definido o trabalho realizado pela equipe multidisciplinar do Samu no Acre, que faz parte do PAD, uma iniciativa do MS e Sesacre e tem o objetivo de proporcionar assistência e vigilância à saúde em domicílio aos usuários do SUS que possuam problemas de saúde, dificuldade ou impossibilidade física de locomoção provisória ou permanente, com garantia de continuidade de cuidados integrados à rede de assistência.

Há 8 anos no Estado, o Samu faz tarefas diárias que vão muito além dos atendimentos de urgência. Visitas são feitas às casas de pacientes acamados que necessitam de cuidados especiais: curativos, preparação e aplicação de medicamentos a consultas médicas e fisioterapias. A equipe é composta por médicos, fisioterapeuta, nutricionista, técnicos de enfermagem e enfermeiros. (Agência Acre)

Sair da versão mobile