X

FEM lança escutas virtuais para a construção colaborativa do PEC Acre

 Depois de percorrerem os 22 municípios do Estado realizando as escutas públicas presenciais, a equipe que coordena o Plano Estadual de Cultura do Acre (PEC AC), da Fundação de Cultura Elias Mansour, num processo de construção colaborativa, finaliza essa etapa, lançando mais um espaço para contribuições: as escutas públicas virtuais. A base para as escutas é o diagnóstico e o prognóstico (esboço do plano) composto por oito princípios, sete objetivos, sete diretrizes, 37 estratégias e 158 ações, ambos disponíveis para consulta na plataforma on-line.  O endereço para acesso é o portal da FEM: www.cultura.ac.gov.br  e/ou www.fem.ac.gov.br/escutas.  As escutas on-line ficarão abertas até o dia 27 deste mês.

“As contribuições que vierem das escutas on line se somarão às das dezenas de escutas presenciais nos setores e territórios. A colaboração de diversos atores nesse processo é fundamental para a definição, execução, acompanhamento, avaliação, aperfeiçoamento e futuras revisões do PEC Acre. Quem não conseguiu participar das presenciais e até mesmo os que já contribuíram, será a hora de apontar as diretrizes de políticas públicas culturais que irão vigorar pelos próximos dez anos, nesse espaço on-line”, explica Francis Mary Alves de Lima, presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour.

 O espaço virtual é simples e contém os princípios, objetivos e diretrizes, além dos textos bases do PEC  AC para consulta: diagnóstico e o prognóstico (esboço do plano). O usuário após sua pesquisa poderá dar sua contribuição clicando em PARTICIPE, e fazer seu cadastro para começar a formular suas contribuições. “Ele poderá contribuir com novas propostas identificando onde melhor se encaixaria no texto disponível ou fazer comentários sobre as propostas já existentes, ou até mesmo sugerir que tal proposta seja excluída”, explica Assis Pereira, diretor de políticas culturais da FEM, e o articulador do PEC/AC.

 Todas as fases de construção do PEC/AC envolvem processos participativos. Sua implementação se dará pela ação compartilhada dos atores sociais que atuam na área cultural (poder público, iniciativa privada, organizações sociais, grupos, comunidades e pessoas).  

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: