Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Incra e Ufac firmam concessão da Fazenda Catuaba e da Reserva Humaitá

IMG 4240O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, reuniu-se hoje pela manhã, 8, com o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrário (Incra/Acre), João Thaumaturgo Neto, para discutir o termo de cessão da Fazenda Experimental Catuaba (FEC) e da Reserva Florestal Humaitá (RFH) para a Ufac. Segundo o reitor Minoru Kinpara, a FEC e a RFH constituem “locais importantes para a pesquisa, graduação e extensão”.

Nos últimos 25 anos, diversas atividades da Ufac têm sido desenvolvidas na área da Fazenda Experimental Catuaba e da Reserva Florestal Humaitá, incluindo trabalhos de monografia, dissertação de mestrado e teses de doutorado. Mais recentemente, as áreas têm sido utilizadas em pesquisas integradas, envolvendo a participação de pesquisadores da Ufac, da University of Exeter (Inglaterra), da New York Botanical Garden e da University of Florida (Estados Unidos), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (Cenbam).

Locais de informação ecológica
Segundo o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN) da Ufac, Carlos Eduardo Garção de Carvalho, a existência de locais com informação ecológica de longo prazo – como a FEC e a RFH – são cruciais para a compreensão de fenômenos interanuais e para monitoramento da fauna e flora. “Com a cessão da área para a Ufac poderemos concorrer com editais específicos. Conseguiremos, dessa forma, recursos para revitalizar as áreas da Fazenda Experimental Catuaba e da Reserva Florestal Humaitá”, frisou Carvalho.

Na FEC foi criado o Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (Peld) para a formação de recursos humanos e consolidação da pesquisa em ecologia no país. A Peld propicia a abordagem de temas como a composição, funcionamento e dinâmica de ecossistemas, efeitos de mudanças humanas locais e/ou de escala global, abordando processos ecológicos cruciais para o entendimento dos mecanismos e padrões que moldam a biodiversidade do planeta. O Peld levanta e disponibiliza informação relevante para a gestão ambientalmente sustentável dos ecossistemas.

Aulas práticas
Hoje são realizadas na Fazenda Experimental Catuaba aulas dos cursos de Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária, e também dos mestrados em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais e do doutorado em Biotecnologia da Rede Bionorte. (Ascom Ufac)

Sair da versão mobile