Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Incrições do Sisu terminam e Medicina da Ufac é o 2º curso mais procurado do Brasil

SISU543O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação encerrou, na noite de ontem, o período de inscrições de candidatos a 129.319 vagas em 3.752 cursos de ensino superior de 101 instituições públicas estaduais e federais. O sistema vai selecionar candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012.

No Acre foram realizadas mais de 50 mil inscrições para os 41 cursos da Universidade Federal do Acre (Ufac). Em Rio Branco, foram mais de 43 mil inscrições e em Cruzeiro do Sul, mais de 7 mil. O grande destaque foi para o curso de Medicina, que foi 2º curso mais procurado do país. Serão disponibilizadas, na instituição, 2010 vagas.  Aline Nicole, pró-reitora de graduação em exercício, disse que a grande procura pelos cursos da instituição é vista de uma forma positiva.

“O número de inscrições é alto e de certa forma nos deixa satisfeitos. A procura pelos nossos cursos é sem dúvida um bom indicador. Se as pessoas estão procurando os cursos da Ufac, é porque algum atrativo elas encontram. Para a instituição é uma situação positiva, especialmente se considerarmos o curso de medicina. É uma ótima referência para a universidade”.

As matrículas irão iniciar a partir do dia 18. “Os candidatos puderam fazer alterações nas inscrições do Sisu até ontem, alterando as escolhas e mudando de cursos e instituição, fazendo uma nova opção. A partir de hoje o Sisu começa a processar de forma definitiva essas inscrições e na segunda-feira, 14, libera a primeira chamada. Após a liberação, em ato contínuo nós publicaremos o edital de matrícula da instituição, com as orientações para os candidatos aprovados possam estar se organizando para efetuar as matrículas nos dias 18, 21 ou 22 de janeiro”, frisou Aline.

A lei das cotas será aplicada na instituição, explicou. “Já temos um edital de processo seletivo com a indicação de quantas vagas serão destinadas a cada modalidade de cota. As vagas se alteram em decorrência de cada um dos cursos, a partir do número de vagas. Nesse primeiro momento 25% das vagas estão destinadas aos cotistas, que são cerca de 500”.

A partir de junho os alunos selecionados pelo sistema começarão a estudar. “No edital do processo seletivo, que já foi publicado fazendo referência ao cronograma do Sisu, deixamos bem claro quais documentos são necessários para a matrícula. Iremos ratificar essa informação no edital de matrícula, que será publicado na segunda junto com a lista de chamada. Locais, horários, datas e documentos estarão disponíveis, sempre chamando a atenção dos cotistas para os documentos específicos que precisam ser entregues dependendo da vaga pleiteada. Essas vagas estão destinadas ao 1º semestre de 2013. No nosso calendário acadêmico reprogramado o início previsto do semestre é para o dia 24 de junho. Agora estamos no 2º semestre de 2012. As matrículas serão feitas agora, mas as aulas só iniciam de fato no meio do ano”, concluiu Aline.

Sair da versão mobile