No Brasil uma das datas mais esperadas do ano é o Carnaval, festa que atrai milhares de pessoas no país inteiro. No último sábado, os acreanos não receberam uma boa notícia: o governador Tião Viana e o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre anunciaram que excepcionalmente em 2013 o governo do Estado e Prefeitura não irá promover as comemorações de Carnaval, em virtude da contenção de gastos que estão promovendo para evitar que os cofres públicos sejam mais afetados pela crise financeira.
Com este anúncio, a iniciativa privada iniciou os projetos para realizar o Carnaval. A Pop Show Eventos e a empresa Bial Som, junto a um grupo de empresários irá realizar a festa no estacionamento do Arena da Floresta. “Temos condições de fazer, mas ainda precisamos acertar vários detalhes. Muitas comunidades dos bairros, blocos de carnaval e até os próprios lojistas já tinham se preparado para o Carnaval. Não podemos deixar de realizá-lo”, disse o empresário Amilton Brito.
O Juventus também poderá realizar a festa nas quatro noites de folia, explicou Davi Abugoche, presidente do clube. “Iremos nos reunir com o conselho deliberativo do clube e em breve teremos a posição real. Hoje é prematuro dizer sim ou não, mas as nossas intenções são de realizar a festa. Como o governo estava oferecendo o carnaval, realizávamos somente a noite do Baile Vermelho e Preto. Como este ano não irá ocorrer, isso é uma deixa para o clube voltar a fazer e realizar o carnaval como antigamente. A probabilidade de isso acontecer é muito grande”.
Já o clube Rio Branco, conhecido por ter realizados grandes bailes de Carnaval, não irá realizar a festa, ressaltou José Ezequiel, funcionário do clube. “O Rio Branco não funciona mais, só alugamos o espaço. Festas como as de antigamente não realizamos. Se ocorrer alguma aqui, será porque alguém alugou e não o clube”, concluiu.