Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Matrículas escolares começam na rede municipal de ensino

O início do ano é o período de férias letivas. Porém, os pais precisam ter bastante atenção. As inscrições para as creches, pré-escolas e escolas da rede municipal de ensino estão abertas. Os pais têm até o final deste mês para efetuarem a matrícula de seus filhos.

A novidade deste ano é que equipes da Secretaria Municipal de Educação (Seme) estarão percorrendo os bairros para solucionar as dúvidas dos pais, explicou Márcio Batista, vice-prefeito e secretário municipal de Educação.

“Neste ano iremos fazer o trabalho das matrículas mais próximas das escolas e das comunidades. Discutimos tal questão no planejamento de 100 dias da nossa gestão para que possamos nos antecipar de problemas que normalmente surgem. Muitos pais, não sabendo claramente a quem recorrer caso não consigam matrícula em uma escola, acham que indo ao Ministério Público e fazendo pressão irão resolver a situação. A Secretaria de Educação, através da equipe, pode solucionar o problema. Estaremos nas regionais fazendo um trabalho de divulgação presencial, aproximando a secretaria das escolas e das comunidades”.

O secretário afirmou que a população deve ficar tranquila na questão de vagas em escolas da própria comunidade. “Há 2 etapas. A primeira é a renovação de matrículas dos alunos que já estudam nas escolas. A outra é para as matrículas novas, que começou neste mês de janeiro. Na quarta-feira, iremos percorrer bairros e escolas para verificar o ritmo de procura, a ofertas de vagas, se há sobra ou escassez, para podermos articular. Temos o regime de colaboração com o Estado, o qual se não houver vaga em uma determinada escola, o município se articula e garante uma vaga na própria regional, para que o aluno não precise disputar vaga em escolas mais distantes de suas casas”.

Em breve a oferta de vagas irá aumentar nas 10 creches regulares e 2 conveniadas que existem na Capital, destacou Márcio. “Vamos buscar, até abril, garantir 300 novas vagas para crianças em creches comunitárias e conveniadas, buscando parcerias com entidades, organizações religiosas e organizações empresariais. Além disso, estamos discutindo o processo licitatório para a construção de 10 novas creches, através do programa Brasil Carinhoso. Iremos construir no verão e isso vai gerar 1 mil vagas para o ano que vem em creches e 650 vagas para escola. Das 5 mil vagas em creches que nos comprometemos a fazer, queremos construir neste 1º ano de gestão 1/3 delas”, concluiu.

As 2 redes de ensino estão cumprindo o calendário de matrícula, conforme abaixo:

17 a 27/12/2012 – Renovação de matrículas dos alunos da própria escola;
07 a 11/01/2013 – Matrículas dos alunos encaminhados por outra unidade de ensino (alunos da rede estadual e municipal);
14 a 18/01/2013 – Matrícula destinada à comunidade.
02 a 10/01/2013 – Matrícula destinada à creche.

Sair da versão mobile