Em 2013 o número de inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) teve um número recorde. Cerca de 1,9 milhões de candidatos participaram desta seleção. A oferta chega a 129.319 vagas em 3.752 cursos. Ao todo, 101 instituições públicas de educação superior selecionam estudantes por meio do Sisu neste primeiro semestre.
A classificação saiu na segunda-feira e as matrículas institucionais ocorrerão no dia 18, 21 e 22 de janeiro, explicou Thiago Figueiredo, assistente da pró-reitoria de graduação da instituição. “As matrículas serão divididas em duas fases. A primeira será eletrônica, pelo site da Ufac, onde o classificado irá preencher no cadastro os dados que ainda não constam ou não foram preenchidos pela ocasião do Enem e Sisu. A segunda fase é a apresentação dos documentos comporbatórios na instituição. No dia 25 irá sair o resultado da segunda chamada e as matrículas para os classificados acontecem entre 1º e 5 de fevereiro. O edital de relação dos classificados e chamamento de matrícula já foram publicados no site da Ufac”.
Cerca de 60 mil pessoas se inscreveram para tentar uma vaga na Universidade Federal do Acre (Ufac). “Os cursos mais procurados foram medicina, que teve cerca de 10 mil inscrições e direito, que foram mais de três mil inscritos. As 2010 mil vagas foram preenchidas nessa primeira chamada. Todos os cursos foram preenchidos. Estamos fazendo o levantamento para saber quantos acreanos fizeram a inscrições”, disse o assistente.
Em 2012 várias chamadas foram realizadas para preecher as vagas dos cursos da universidade. Thiago afirma que este ano provavelmente não irá ocorrer. “Ano passado ocorreu uma situação atípica. A Ufac aderiu o Enem, mas não aderiou ao Sisu. Os cursos da instituição se transformaram em uma terceira oportunidade e os candidatos além de se inscreverem em duas instituições de fora, ainda poderiam se inscrever aqui para concorrer uma vaga em qualquer um dos cursos. Muitos fizeram a inscrição como uma terceira alternativa, caso não obtivessem sucesso na primeira e a segunda. Esse ano, como a Ufac aderiu ao Sisu, esse ano não deve ter muitas chamadas”.
De acordo com dados do Ministério da Educação, os cotitas são quase a metade dos candidatos inscritos no Sisu, correspondendo a 44%. A Ufac, no primeiro momento, reservou 25% das vagas para as cotas da Lei 2.711 e 5% dos restantes das vagas para os candidatos com deficiência. “Para os cotistas há duas reservas de vagas definidas pela Lei e para candidatos com deficiência. Pelas vagas reservadas da Lei, o primeiro critério de seleção é o candidato ter sido aluno de escola pública durante todo o ensino médio. Desse grupo, ele se subdivide pelo critério econômico, que são para as pessoas que tem renda familiar percapita abaixo de um salário mínimo. Ainda dentro desse critério, há uma nova subdivição, que é o critério étinico-racial, aos auto declarados pretos, pardos e indígenas. Isso será levado em consideração ao Senso do IBGE, onde a população se declarou, ou seja, o número de vagas disponíveis para esse critério será conforme o Estado. No Acre, 74% da população se declarou no último Senso”, concluiu Thiago.