As chuvas fortes que caíram na última semana em toda a extensão da bacia hidrográfica do Rio Acre fizeram seu nível subir rapidamente. Na quarta-feira, o nível estava em 9,77 metros. Na medição feita nesta quinta-feira (3), o rio apresentava 10,03 metros.
De acordo com o coronel Oliveira, coordenador da Defesa Civil Estadual, o nível é estável. “A média para janeiro é de 10 metros. A previsão para o mês é de chuvas constantes. Toda a água está vindo do Riozinho do Rôla, que está com 10,97m. Em Assis Brasil, o nível está em 4,57m e em Brasiléia 3,18m. A tendência é que o Rio Acre chegue até 12 metros, no máximo”.
Enchentes estão descartadas por enquanto. “A cota de alerta é de 14 metros. As chuvas estão concentradas somente em Rio Branco. Então, por enquanto, não há possibilidades de acontecer uma alagação. Irá subir o nível e pode até transbordar, que é o normal, mas não irá alagar acima do padrão. No ano passado a primeira alagação aconteceu em janeiro”.
Segundo o meteorologista Davi Friale, chuvas a qualquer hora estão previstas para os próximos dias. Nesta sexta, sábado e domingo a temperatura irá variar entre a máxima de 31 graus e a mínima de 21 graus.