Nesta quarta-feira à noite o prefeito Marcus Alexandre participou da solenidade de troca de comando do Quarto Batalhão de Infantaria de Selva – 4º BIS. No lugar do Tenente Coronel Danilo Mota, assumiu o também tenente coronel João Agusto Ávila, que comandará a tropa pelos próximos três anos. O novo comandante garantiu ao prefeito, que em caso de alagação do Rio Acre e afluentes, o Exército vai atuar em parceria com a Prefeitura de Rio Branco. “O Exército tem entre suas atribuições, este tipo de ação comunitária. Se houver necessidade estaremos à postos”.
O 4º BIS conta com 1.200 homens e é responsável pela segurança na fronteira de todo o Estado com a Bolívia e o Peru, com exceção da Região do Juruá, onde há o 61º BIS. O Ten. Cel. Danilo, que deixa o Acre, lembrou que além das ações humanitárias, sob seu comando, o 4º BIS participou também de grandes Operações como a Ágata e Curare, de repressão ao tráfico de drogas e armas, por meio de barreiras e patrulhamento em estradas, ramais e rios.
O prefeito Marcus Alexandre, ressaltou que a estrutura do Exército foi fundamental no período da alagação e na grande operação de limpeza depois que as águas baixaram. “O Exército ajudou com homens, barcos e carros na remoção de famílias de bairros alagados para casas de parentes, para o Parque de Exposições. Além dos homens do BIS e do BEC, homens da 17ª Brigada de Infantaria de Selva de Porto Velho (RO) vieram para Rio Branco integrar a equipe que trabalha. Mais de 500 militares atuaram junto com a prefeitura. O prefeito, que na época chefiava o Programa Ruas do Povo, do Governo do Estado, coordenou a operação de limpeza dos bairros em parceria com a prefeitura e o Exército. “É uma tranquilidade para nós sabermos do apoio do Exército que tem experiência em eventos como as enchentes”. (Ascom PMRB)