O dia 20 de janeiro é um dia sagrado para muitos católicos devotos do santo São Sebastião. Em Rio Branco, a Paróquia de São Sebastião, localizada no bairro Aviário, desenvolveu durante toda a semana uma série de atividades e que se encerram neste domingo, 20, com a grande procissão.
O padre Asfury, responsável pela paróquia, disse que São Sebastião representa a força do Cristianismo no mundo inteiro. Para o sacerdote católico, o santo que foi convertido a seguir os passos de Jesus Cristo é um exemplo para a juventude atual.
“A vida de Sebastião é um testemunho de vida para os cristãos. É um símbolo de coragem e determinação. Deveria ser imitado pelos nossos jovens. Em um mundo cheio de drogas e outros males, Sebastião traz uma mensagem de paz”, contou o padre.
O pároco falou sobre as festividades que a Comunidade de São Sebastião irá desenvolver neste dia 20.
“Teremos um almoço às 11 horas. Depois, às 14 horas, teremos as confissões. Já às 17 horas teremos uma missa campal para todos os fieis e, às 18 horas, sairemos em procissão, homenageando São Sebastião”.
Ainda de acordo com os organizadores, após a procissão será realizado um arraial com diversos prêmios, entre eles 1 TV LCD 32’, 1 tablet e 1 nootebook.
Vida de São Sebastião
São Sebastião nasceu em Narbonne, na França (mas virou cidadão em Milão/ITA), por volta de 256 d.C, e foi decapitado em 286 d.C pelo imperador romano Diocleciano. Seu nome deriva do grego ‘sebastós’, que significa ‘venerável’.
Sebastião alistou-se no Exército com o propósito de ajudar os prisioneiros cristãos. Porém, foi descoberto pelo Império. Então, foi preso, torturado e decapitado.
Sebastião é lembrado não só na Igreja Católica, mas também na Umbanda. No sincretismo religioso o orixá Oxossi é representado por São Sebastião, o grande orixá das florestas.
No Brasil, o santo é padroeiro em diversas cidades. O Rio de Janeiro é a mais famosa delas. No Acre, além de Rio Branco, as cidades de Xapuri e Epitaciolândia comemoram o dia 20.