O meteorologista Davi Friale afirmou que as previsões meteorológicas quanto uma possível alagação catastrófica do Rio Acre são baseadas em dados cien-tíficos e não apenas na experiência popular.
Em entrevista ao jornalista Alan Rick, da TV Gazeta, nesta sexta-feira, 11, ele ressaltou que a natureza sempre repete seus fenômenos e existem relatos de que há 60 anos ocorreu uma grande enchente do Rio Acre aqui na Capital.
“São previsões. Isso pode acontecer este ano ou em 2014. Pelos próximos 3 anos, não se sabe exatamente. Sempre ouvimos falar essa chuva foi a maior dos últimos 30 anos. Então, os fenômenos naturais se repetem”, disse o pesquisador.
Questionado, ainda, pelos os internautas sobre a veracidade das informações, Friale disse que coleta os dados das estações meteorológicas disponíveis no Estado. Além de utilizasse de cálculos para fazer suas previsões.
“Eu tenho o meu método próprio. São 25 anos dedicados ao clima do Acre. Fazemos cálculos. Temos conhecimento da geografia, da física”.
Já em relação às frentes frias, ou as friagens, Friale enfatiza que em maio serão registradas as mais baixas temperaturas. Porém, ainda é cedo para se falar em números.