Os acreanos perderam mais uma opção de folia para brincar o Carnaval deste ano. De acordo com uma reportagem publicada ontem pela jornal Folha de S. Paulo, a Prefeitura de Porto Velho e o governo rondoniense adiaram a data para o carnaval popular da Capital do Estado vizinho. No entanto, ainda não sabe o dia em que ocorrerá a folia. Inclusive, há um forte risco de a festa carnavalesca nem sequer acontecer por lá.
O motivo, segundo a matéria da Folha, seria porque a Prefeitura de Porto Velho estaria ‘atolada’ em dívidas. Segundo o jornal de circulação nacional, Porto Velho faz parte de uma lista de 15 cidades (7 capitais) que cancelaram, adiaram ou reduziram o orçamento do Carnaval 2013. Isso tudo porque os prefeitos destes municípios herdaram dívidas de gestões passadas e agora estão tomando medidas sérias para economizar nas contas do município, entre elas, cortar as verbas que seriam destinadas aos desfiles e blocos carnavalescos.
Alguns prefeitos estão alegando, também, que estão cancelando a grande folia porque as administrações anteriores não organizaram a festa e não há mais tempo para fazer isso.
Entre algumas das cidades listadas pela Folha (e que os acreanos terão de tirar da sua lista de opções, além de Porto Velho), estão: Florianopólis/SC (cancelado); São Luís/MA (cancelado); Petrópolis/RJ (cancelado); Diamantina (com redução de gastos); Ilhéus/BA (cancelado), São Carlos/SP, Barretos/SP, Caçapava/SP, Guaratinguetá/SP, Lorena/SP e São José dos Campos/SP (todos cancelados), Araraquara/SP, Taubaté/SP e Campinas/SP (com redução de gastos).
Em Rio Branco/AC, o Carnaval popular também foi cancelado. Por isso, os carnavais de clube deverão se tornar a grande atração carnavalesca para a população da cidade.