A Prefeitura de Rio Branco lança no começo da próxima semana o edital do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) com 10.138 vagas para cursos de formação profissional nas áreas de cabeleireiro, massagista, pizzaiolo, marceneiro, eletricista, agente de processos sociais, sushiman, frentista, mecânico de bicicleta, fotógrafo, ilustrador, auxiliar de recursos humanos, dentre outras opções, inclusive para o trabalhador rural.
O inicio dos cursos, de acordo com a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas) está programado para fevereiro, e durante todo o ano de 2013, de acordo com a procura do público. As unidades que ofertarão os cursos são Senai, Cetemm, Senac, Senar, Instituto Dom Moacyr, Sest/Senat, Secretaria de Pequenos Negó-cios e Ifac.
Os interessados em participar do Pronatec 2013 deve estar cadastrado no CADúnico, o que pode ser feito nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) existentes nas sete regionais de Rio Branco e no Centro de Atendimento de Programas Sociais (CAPS). Serão atendidas pessoas na faixa etária dos 16 aos 59 anos, e não há limite para matrícula por família. Após a conclusão de um curso o beneficiário pode inscrever-se em outro.
Criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei 12.513/2011 pela presidenta Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos. (Ascom PMRB)