Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura de Rio Branco vai reforçar segurança no Terminal Urbano e entorno

PM prefeituraO Terminal Urbano de Rio Branco e entorno, por onde passam aproximadamente cinquenta mil pessoas por dia é o piloto de uma experiência que deverá ser estendida aos demais espaços públicos administrados pela prefeitura da Capital. Policiais do Gabinete Militar da prefeitura reforçam a fiscalização feita no local pelo 1º Batalhão da Polícia Militar. O policiamento municipal foi iniciado no sábado, cinco de janeiro, fruto de parceria com o Comando Geral da Polícia Militar. 

O ten.cel. Cleudo Maciel, chefe do Gabinete Militar da prefeitura, explica que foi feito um estudo situacional do Terminal Urbano, onde foram levantadas questões como a obstrução das baias de ônibus pelos vendedores ambulantes e situações como a presença de adolescentes que permanecem muito tempo no local. Nas proximidades há também o uso de drogas e de bebida alcoólica. O objetivo do policiamento municipal é garantir a segurança e fácil acessibilidade de usuários e clientes desses espaços, além disciplinar o comércio de ambulantes. A experiência deverá ser estendida para outros locais como os mercados, praças e parques como o Chico Mendes, São Francisco e Horto Florestal. 

Junto com a polícia, atuam também os fiscais da Secretaria de Finanças, disciplinando o comércio ilegal e a equipe da Semcas, que faz o trabalho de combate ao uso de drogas para os usuários que ficam nas mediações e para jovens que passam pelo local. 

Resultados – O presidente da Associação dos Camelôs e Feirantes de Rio Branco, José Carlos da Silva, o Juruna, diz que já é visível o resultado do policiamento municipal no Terminal Urbano e imediações. Ele relata que nesta quarta-feira, a equipe evitou assalto de um celular em uma das lojas do local. Segundo o coordenador dos fiscais da secretaria de Finanças, Marcos Café, o trabalho dos auditores também ficou mais seguro com a presença dos militares no Terminal e imediações. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile