A partir da próxima segunda-feira, dia 7, os radares voltarão a funcionar em Rio Branco, com o objetivo de reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito, além de promover a segurança nas vias. A fiscalização eletrônica está instalada em 16 pontos da Capital, que foram escolhidos após o mapeamento em análises técnicas realizado pela Polícia Militar. Estes locais apresentam o maior número de desrespeito ao limite de velocidade e sinalização.
No primeiro momento, a fiscalização eletrônica funcionará de forma educativa e os motoristas que forem flagrados infringindo as normas de trânsito serão apenas notificados, como forma de advertência, explicou Sawana Carvalho, diretora do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC). “Vamos dar um prazo de 30 dias. Vamos ligar os radares de forma educativa no dia 7 janeiro e no dia 7 de fevereiro iremos fazer uma análise para ligá-los de forma punitiva, justamente quando acontece o retorno das aulas. Todos os condutores estarão acostumados com os pontos, onde eles terão de respeitar o limite da velocidade Quando os radares forem ligados de forma punitiva, iremos avisar a população. Nosso intuito é trabalhar com a preservação. Não iremos utilizar radares móveis. Somente os fixos”.
Os radares serão monitorados em tempo real. “Se o veículo tiver uma restrição judicial ou uma restrição de roubo e furto e passe por um cruzamento onde há um radar, será alertado junto aos órgãos de Segurança Pública para tomarem as providências com relação à polícia. Esse monitoramento dará segurança não só para o trânsito, mas para a população também”, explicou a diretora. Por enquanto o número de radares não irá aumentar, disse Sawana. “Diante do estudo realizado, estamos satisfeitos com a quantidade de radares. São 45 faixas de rolamento monitoradas em Rio Branco. Se houver necessidade, iremos finalizar o relatório de 2012 para remanejar mais fiscalizações. A nossa ideia é prevenir a vida. O intuito de controlar a velocidade é também para dar vez ao pedestre. Em alguns pontos da cidade teremos a lombada, que irá reduzir por uma entrada ou saída de cruzamento ou mesmo a travessia de pedestres”.
Os departamentos de trânsito não precisam informar sobre a fiscalização nas vias, de acordo com a resolução 396 do Conselho Nacional de Trânsito. Porém, o Detran optou por informar ao condutor. “A sinalização já está posta. Todo o semáforo que tem um radar instalado terá uma placa informando que há a fiscalização eletrônica. Queremos que o condutor saiba que ali ele precisa reduzir e manter a velocidade da via, respeitar a parada do semáforo. Estamos fazendo a sinalização horizontal em alguns pontos. A velocidade da via não foi alterada,exceto em 2 pontos. No horário noturno, a partir das 23h, a parada sobre a faixa e o avanço de semáforo serão desligados. Ficaremos apenas com o controle da velocidade nos pontos de cruzamento”, informou Sawana.
O valor da multa irá depender da velocidade. “Se a velocidade da via é de 50 Km, o condutor poderá exceder até 57Km. Passando disso, o condutor terá uma multa de aproximadamente R$ 197,00. Dependerá muito da velocidade”, frisou a diretora. Para Reni Graebner, secretário de Segurança Pública, os radares irão evitar vários transtornos. “Temos o cuidado e a sensibilidade com a população, procurando trazer uma maior segurança para o trânsito. Isso evita que as mortes aconteçam e causem mais prejuízos à Saúde. A localização e implantação foram feitas de forma criteriosa, nos locais onde há maior incidência de acidentes. Com esses radares procuramos prevenir e evitar mais mortes”, concluiu ele.