Representantes da Prefeitura de Rio Branco estiveram reunidos com vereadores na tarde de ontem, 29, para apresentarem aos parlamentares alguns projetos que devem ser votados antes do Carnaval como a criação de secretarias além de outros assuntos como os relacionados à cobrança do IPTU.
Na oportunidade, o líder do prefeito na Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Gabriel Forneck (PT) disse que não será criado nenhum cargo comissionado como garantiu o prefeito Marcus Alexandre em reunião com os vereadores ainda no período de transição.
“Não será criado nenhum cargo comissionado. Isso foi uma garantia dada pelo nosso prefeito Marcus Alexandre aos senhores vereadores e especificado no projeto. O que vai haver é uma redistribuição de cargos. Não gerando despesas para o município como se pensava”, frisou Forneck.
Outro que falou sobre os projetos do Executivo foi o secretário de articulação política, Chicão Brígido. Segundo ele, as novas secretarias darão maior agilidade à Prefeitura de Rio Branco em diversos setores, como por exemplo, a criação da Secretaria de Articulação Comunitária que estará mais próxima da comunidade.
“A Secretaria de Articulação Comunitária ela vai ser implantada, com a aprovação dos vereadores, e isso trará uma maior rapidez na resolução de problemas. A comunidade vai ter o poder público mais próximo dela. Isso porque em cada regional vai ter um escritório representando essa secretaria”, disse o secretário.
A vereadora Eliane Sinhasique (PMDB) questionou quanto à escolha das pessoas para trabalharem nesses escritórios. Ela perguntou qual seria o critério utilizado para escolha desses membros.
Em resposta, o vereador Gabriel Forneck (PT) afirmou que a escolha será a critério da União das Associações de Moradores de Rio Branco (Umarb). Ela será a responsável para apresentar os nomes que ocuparão esses escritórios nas regionais que sai de 7 para 10 regionais.
O vereador Alonso Andrade (PSDB) elogiou a prefeitura pela iniciativa de se criar mais regionais. Na visão dele, a prefeitura particulariza os problemas da cidade dando uma maior celeridade na resolução desses.
“Eu sou do PSDB, mas é louvável essa atitude de aproximar mais o poder público da comunidade. Com essas 10 regionais, poderemos identificar os problemas e solucioná-los de forma mais precisa”, argumentou o vereador tucano.
O presidente da Mesa Diretora, vereador Roger Correa (PSB), finalizou dizendo que a reunião de hoje é um novo modelo que está sendo implantado na Câmara para que os demais verea-dores conheçam as matérias com certa antecipação.
“Essa nova visão de antecipar os fatos, ela dar maior segurança aos vereadores na análise dos projetos que tramitam na Casa. Há um tempo para que eles revisem e apontem suas sugestões”, disse Roger Correa.
Além desses assuntos, outro que foi apresentado aos vereadores trata da doação de 150 lotes para o Fundo de Arrendamento Residencial da Caixa Econômica.
Professor Roger quer garantia de qualidade a conselhos tutelares e proteção a população
Na manhã desta terça-feira (29) o presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco, vereador Roger Corrêa (PSB), se reuniu com conselheiros tutelares do 2º Conselho Tutelar de Rio Branco, para pedir maior efetividade nas fiscalizações de menores e adolescentes em situação de risco, bem como a presença de menores em bares e boates fazendo uso de entorpecentes e bebidas alcóolicas.
O parlamentar informou que o conselho recebe inúmeras denúncias a respeito da presença de menores em bares, boates e festas ingerindo bebidas alcóolicas e fazendo uso de drogas, que através de uma fiscalização mais intensiva, esses crimes serão coibidos. Garantindo a integridade da população juvenil e dando maior possibilidade de trabalho para os parceiros da Justiça, como o vereador denominou os profissionais dos conselhos.
“É algo abusivo o número de menores que vivem em situação de risco e presentes em locais que deveriam ser de lazer ou curtição como chamam, e no fim acaba se tornando um centro de geração de conflitos de saúde, familiar e agressão a própria sociedade. Com uma fiscalização mais rígida ou intensa, possamos traças ações para coibir esses abusos, a Câmara de Rio Branco está a disposição dos conselhos tutelares para restringir essas praticas”, disse Roger.
Para o inicio dos trabalhos legislativos, o presidente do parlamento municipal irá entra com um Projeto de Lei para cria-ção de uma casa de acolhimento destinada a menores que forem pegos em flagrante pelos conselheiros em locais de risco e perambulando pelas ruas da Capital. O vereador afirmou que projetos serão apresentados na câmara, visando garantir direitos e a segurança de menores e adolescentes no âmbito municipal.
“É necessário que se trabalhe ações que garanto a saída de um jovem que vai se divertir e no final da festa possa voltar para o seio de sua família em total segurança. Além de trabalhar melhorias no trabalho desses parceiros que são os conselheiros tutelas, pois precisam de uma estrutura e garantia de qualidade nos trabalhos. (Victor Augusto/Assessoria)