Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Retroescavadeiras são entregues a 13 municípios

 Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Acre realizou, na manhã de ontem, a entrega de 13 retroescavadeiras para 13 municípios acreanos. Os equipamentos serão usados para reestruturar os ramais que ligam o meio rural às cidades. Serão beneficiados mais de 25 mil moradores rurais da região que utilizam os caminhos para o escoamento da produção, principal meio de renda das famílias.

 Os municípios contemplados (Acrelândia, Plácido de Castro, Xapuri, Epitaciolândia, Senador Guiomard, Bujari, Porto Acre, Sena Madureira, Manuel Urbano, Santa Rosa do Purus, Feijó, Tarauacá e Jordão) foram selecionados por meio do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2). Em etapa anterior, outros sete municípios já haviam sido contemplados com retroescavadeiras.

 De acordo com Fátima Duck, Delegada em exercício MDA no Acre, exceto Rio Branco e Cruzeiro do Sul não serão contempladas com as máquinas. “Consideramos essa uma boa parceria. Conversamos com a Associação dos Municípios, que nos ajudou. Ano passado entregamos a primeira etapa para as prefeituras do alto Juruá e alto Acre. Agora estamos finalizando para mais 13 prefeituras. Duas não serão beneficiadas, que são Rio Branco e Cruzeiro do Sul, porque ultrapassam a população de 50 mil habitantes. De todo modo, finalizamos 100% de atendimento nesse programa para as prefeituras do Estado”.

 Mano Rufino, prefeito de Sena Madureira, ressaltou a situação dos ramais do município. “Ver o Governo Federal e Estadual ajudando os municípios em um momento como esse é muito bom. Em Sena temos uma malha de ramais muito grande, em torno de 1500 ramais. A situação desses ramais é crítica e no período de inverno fecha, porque não há condições de trafegabilidade. O nosso solo é excelente para plantar, mas para transporte é muito ruim. Há uma necessidade de melhorá-los, precisamos realizar um grande trabalho. Esse benefício vai nos auxiliar, veio em uma hora oportuna”.

 O governador em exercício Élson Santiago acredita que as retroescavadeiras serão uma nova ajuda aos municípios. “Quando finalizaram as eleições, o governador fez questão de chamar todos os prefeitos e manifestar apoio. Entregamos essas novas máquinas, que fazem parte do PAC II. Creio que esses equipamentos irão ajudar no desenvolvimento desses municípios. Isso é mais um compromisso dos governos estadual e federal”, finalizou.

Sair da versão mobile