Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Acre dá sinais de vazante e tranquiliza Defesa Civil

GameleiraMoradores dos bairros mais baixos da Capital podem respirar aliviados nos próximos dias. O Rio Acre apresentou uma grande vazante no último final de semana. O volume das águas chegou a baixar mais de dois metros. Na semana passada as águas chegaram a 12,69m. A cota de alerta é 13,50m.

As constantes chuvas assustaram moradores de alguns bairros, entretanto o Plano de Contingência do Rio Acre foi lançado, com medidas, metas e objetivos estabelecidos para serem cumpridos em caso de uma alagação na Capital. O objetivo é mobilizar e integrar o Sistema de Defesa Civil por meio de diversos órgãos setoriais para as ações de resposta a enchente, principalmente minimizando danos e prejuízos ocasionados. A cota de transbordamento é a partir dos 14 metros, onde o Rio Acre começa a atingir a população.

Segundo o coronel João Oliveira, coordenador estadual da Defesa Civil, a situação está tranquila por enquanto. “O rio está em 10,70m. O Riozinho do Rôla também baixou muito, está em 12,87m. A população não precisa se preocupar com enchente, no momento o rio está dentro da normalidade e com o nível comum para esse período. Todos os rios do Acre apresentaram vazantes”.

Para os próximos dias, a quantidade de chuvas previstas é pouca, enfatizou o coordenador. “Nos próximos cinco dias há previsões de chuvas, mas com poucos milimetros. Serão pancadas de chuvas intercaladas”.

De acordo com o meteorologista Davi Friale, durante toda a semana o tempo estará instável, com sol e nuvens, além de chuvas que podem ocorrer a qualquer hora, principalmente a partir da tarde ou da noite. Além disso, a umidade do ar continua elevada em todo o Acre e nas regiões vizinhas.

Sair da versão mobile